Home > Plano de Carreira > Como dizer ao seu chefe que você cometeu um erro?

Como dizer ao seu chefe que você cometeu um erro?

Assumir a responsabilidade é o primeiro passo para mostrar comprometimento com a empresa.

© Depositphotos.com / baranq É melhor informar os problemas ao chefe antes que eles se tornem “bolas de neve”.

Todos os profissionais estão sujeitos a cometerem erros no trabalho alguma vez na vida. Entretanto, o funcionário pode apresentar uma grande dificuldade na hora de comunicar ao chefe sobre o ocorrido e admitir a responsabilidade. Nessa situação, segundo o site de recrutamento Career Builder, algumas atitudes, como assumir uma postura proativa ou tentar oferecer soluções, ajudam a minimizar os prejuízos e a imagem negativa de quem cometeu a falha.

Confira, a seguir, dicas de como dizer ao chefe que você cometeu um erro no trabalho:

Faça uma análise

Antes de se reunir com o chefe, reflita sobre seu papel e suas responsabilidades nessa situação e analise os impactos já provocados e os futuros. Isso mostra que você tem noção do erro e suas consequências.

Escolha o melhor momento

Comunicar o erro ao seu superior o quanto antes deve ser a próxima atitude a ser tomada, mas é importante também escolher o melhor momento para abordá-lo. Para ter toda a atenção e, consequentemente, tempo para explicar o que aconteceu, vale solicitar uma pequena reunião, seja pessoalmente ou via web. O resultado será mais eficaz.

Conheça seu público

Saber em que perfil o seu chefe se encaixa oferece alternativas para abordar o assunto do erro no trabalho. Ou seja, se ele tem uma postura mais analítica, o funcionário pode relatar o problema e sugerir algumas soluções objetivas. Já se ele tem um perfil mais colaborativo, provavelmente precisará de mais informações, afim de que ambos consigam pensar em resoluções.

Responda honestamente

Ao posicionar o chefe sobre o erro, o funcionário não deve mentir nem omitir os fatos, além de responder honestamente a todas as perguntas que serão feitas. Uma dica muito importante é não colocar a culpa em outras pessoas ou inventar justificativas. Saiba que, mais cedo ou mais tarde, a verdade será descoberta, além dessas atitudes não serem nada profissionais nem éticas.

Procure resolver o problema

Para mostrar seu arrependimento, profissionalismo e vontade de ajudar a consertar o erro cometido, apresentar soluções é uma boa alternativa. Cite o momento em que a falha aconteceu e ofereça opções de medidas para que ela seja resolvida e não ocorra mais.

Pequenas atitudes como essas estimulam o respeito do chefe diante de um funcionário comprometido com a empresa, mesmo em casos negativos.

Matérias Relacionadas