Home > Plano de Carreira > Como estabelecer metas de forma inteligente?

Como estabelecer metas de forma inteligente?

Objetivos devem ser trabalhados com coerência e de acordo com um planejamento bem detalhado. Sonhar alto sim, mas com os pés no chão

iStockphoto.com / bowie15 Todo profissional precisa sonhar alto, mas sempre com sabedoria e racionalidade.

Para alcançar o sucesso profissional e a realização dentro de sua carreira, é preciso estabelecer metas. Por mais claro e óbvio que a afirmação possa parecer, muitos profissionais esperam que grandes oportunidades “caiam do céu” e não dedicam tempo e esforço necessários para conquistar melhores posições dentro da empresa ou mesmo um aumento salarial. Todavia, não basta apenas pensar em um objetivo qualquer e deixar de lado vários fatores que podem atrapalhar a conquista dos seus sonhos… É preciso estabelecer metas de forma inteligente.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Scranton (EUA), apenas 8% das pessoas entrevistadas consegue cumprir suas metas. O levantamento aponta que os melhores resultados profissionais e também pessoais aparecem com maior naturalidade na vida de pessoas que estabelecem metas claras, objetivas e atingíveis. Para conseguir superar esta barreira e realizar seus sonhos, existem vários caminhos.

Um deles é o sistema S.M.A.R.T. (significa esperto / inteligente em inglês), que é apresentado por Erik Penna, palestrante motivacional, consultor e autor do livro “Motivação Nota 10”. Confira!

SMART: estabeleça metas com inteligência

O sistema SMART trabalha com as iniciais da palavra, em inglês, dentro de conceitos para estabelecer metas de forma inteligente. Acompanhe:

S – Specific (Específica): a primeira etapa é ser bem específico sobre qual meta deseja alcançar. Caso tenha o sonho de comprar um carro, por exemplo, a meta não pode ser apenas “comprar um carro”, tem que ser mais específico como “comprar uma Ferrari” ou “comprar uma Mercedes”. Descreva também se deseja bancos de couro, nível da potência do motor, cor do veículo e outros detalhes. Assim você direciona sua meta.

M – Measurable (Mensurável): é fundamental mensurar sua meta, estabelecendo números bem claros em um planejamento coerente. Por exemplo, não adianta pensar “quero mais dinheiro no ano vem”… R$ 1 a mais na carteira já é mais do que tem hoje, concorda? Você precisa mensurar (neste exemplo) suas expectativas: R$ 50 mil a mais até 31 de julho de 2016.

A – Attainable (Atingível): uma meta inteligente é aquela que desafia, mas que também é atingível. De um ano para o outro é praticamente impossível se tornar um bilionário, porém com esforço, dedicação e muito trabalho é possível que o seu salário aumente e a qualidade de vida também. Este é o desafio.

R – Relevant (Relevante): a meta deve ser relevante, ou seja, deve fazer diferença em sua vida profissional e pessoal. Neste caso, todo o esforço valerá a pena e você se sentirá mais satisfeito e orgulhoso.

T – Time based (Temporal): assim como em qualquer projeto, a busca por sua meta também deve ter uma data inicial e outra final. Desta maneira há um tempo correndo, um prazo a ser cumprido. Não adianta pensar “um dia eu caso” ou “qualquer hora troco de carro”, isso não gera um compromisso de verdade.

Decidido em estabelecer metas de forma inteligente? É importante que você tenha todos os objetivos descritos e em algum meio onde posso visualizar sempre que desejar, e com certa frequência, como em uma planilha no computador ou mesmo no e-mail pessoal.

Matérias Relacionadas