Home > Plano de Carreira > Conheça as profissões em extinção no mercado

Conheça as profissões em extinção no mercado

Profissionais que já foram indispensáveis para a sociedade estão perdendo espaço com o advento da internet e o desenvolvimento acelerado das novas tecnologias

Com o desenvolvimento tecnológico e a constante evolução no processo de aprendizado dos novos profissionais, existem algumas ocupações que com o passar dos anos se tornaram obsoletas. Este é um processo natural de mudança da demanda do mercado de trabalho, atualmente. Antigas profissões são substituídas por outras ou apenas extintas devido a novas máquinas ou softwares que diminuem o custo operacional das empresas.

Desde o século XX, este processo de mudança vem acontecendo de maneira mais rápida. A tecnologia avança e profissionais com funções mais manuais vão perdendo espaço para a industrialização de vários setores da economia. Um dos exemplos de profissões extintas é o leiteiro, profissional que passava de porta em porta, levando leite fresco para as famílias. Com o advento do leite industrializado e a popularização das grandes redes de supermercado, eles acabaram desaparecendo. Segue uma lista com mais profissões que estão perdendo espaço no mercado de trabalho:

alfaiate

Foto: opovo

Alfaiate: era uma das profissões mais estáveis até a década de 70. As pessoas escolhiam os modelos de roupa, compravam o tecido e só depois encomendavam. As grandes lojas de roupas e a rápida industrialização no setor de vestuário popularizaram o conceito de roupa pronta para vestir. Desde então os alfaiates perderam muito espaço, fazendo parte da lista de profissões em extinção. Poucos ainda são encontrados, atualmente fazem pequenos ajustes em roupas já prontas.

Cobrador de ônibus: o desenvolvimento de sistemas mais rápidos, como cartões e catracas automáticas, já começam a fazer com que a profissão caminhe para a sua extinção. O sistema automático faz com que um intermediador entre o transporte público e o usuário não seja mais necessário.

Trabalhadores de linha de montagem: com o desenvolvimento de máquinas cada vez mais completas, operadores manuais das fábricas vão ficando obsoletos. No Reino Unido, por exemplo, 400 mil postos de trabalho devem desaparecer até 2020, uma diminuição de 18% para 16%. No entanto, profissionais qualificados para o gerenciamento dos processos automatizados são cada vez mais indispensáveis.

Vendedores de telemarketing e de porta em porta: estes tipos de venda deixaram de ser tão eficientes. Com a popularização da internet e o grande investimento das empresas em meios de comunicação de massa, as vendas on-line e as propagandas de TV estão tomando o lugar.

Barbeiro: profissionais especializados no corte de cabelo e barba de homens eram extremamente prestigiados até a metade do século XX. Mas com a popularização de grandes salões de beleza e lâminas de barbear caseiras, os homens deixaram de frequentar as barbearias.

Trabalhadores de serviços postais: com a popularização do e-mail, o aumento da comunicação interpessoal pelo telefone e redes sociais, os serviços postais perderam uma significativa parte do mercado. Mas outro motivo para a diminuição dos postos de trabalho no meio postal é a sua própria automatização, com robôs substituindo pessoas. Nos Estados Unidos, o Bureau of Labor Statistics (BLS) previu uma queda maior de 30% na ocupação do setor até 2018.

Matérias Relacionadas