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As habilidades e qualidades profissionais que não podem faltar no seu currículo

Além das suas experiências profissionais, existem algumas qualidades e habilidades básicas que não podem faltar em um currículo de qualidade

Foto: © Depositphotos.com / Joingate

Geralmente o currículo é o primeiro contato que o empregador tem com o candidato. Além de apresentar as qualidades pessoais, objetivo de carreira e escolaridade, o currículo conta ainda com uma breve explicação sobre as experiências profissionais do candidato. Por isso, escrevê-lo corretamente é muito importante. Também é essencial que as referências estejam alinhadas às necessidades da empresa contratante, de forma que o seu perfil obtenha destaque dentre os demais candidatos.

Abaixo estão algumas habilidades que merecem atenção na hora de atualizar o currículo. É possível separar uma área específica para falar das habilidades profissionais ou inseri-las dentro da descrição das atividades realizadas. Confira!

1 – Uma boa escrita

Você pode citar esta habilidade, mas é necessário que o currículo inteiro esteja escrito de maneira impecável, ou vai dar a entender que você estava mentindo. Tome cuidado principalmente com erros de concordância, além do uso de crases e vírgulas (erros comuns que costumam ficar mais evidentes).

2 – Comunicação

Esta é uma capacidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. É necessário pensar em todos os modos de comunicação: escrita, oral, corporal, etc. No currículo, cite situações em que suas habilidades de comunicação lhe auxiliaram em algum processo, fazendo-o avançar de maneira mais fluída.

3 – Uso de ferramentas de informática

Ter conhecimento das ferramentas básicas de informática é muito importante para a maioria dos cargos. Descreva todos os programas que sabe utilizar – mesmo os mais simples. As ferramentas online – e-mails, programas de compartilhamento de pastas, entre outros – devem ser citados também.

4 – Habilidades interpessoais

Deixe clara a sua habilidade para lidar com superiores e colaboradores. Se possível escolha uma situação de trabalho em que esta habilidade tenha sido decisiva.

5 – Habilidade de liderança (em alguns casos)

Dependendo do cargo pretendido é importante salientar as habilidades de liderança, citando todos os aprimoramentos, cursos e especializações relacionadas com a vaga. Indique também os processos que foram liderados por você.

6 – Organização e administração do tempo

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Estas são habilidades que podem ser citadas abertamente. A quantidade de projetos e de tarefas realizadas no dia a dia exigem estas qualidades, principalmente para cargos de liderança, por tanto, isso vai ajudar o recrutador avaliar a sua capacidade de organização de administração do tempo.

7 – Networking

Aponte, se possível, o nome das pessoas que foram importantes em sua carreira (como seus superiores, principalmente quando forem destacados no mercado). Desta forma, o novo empregador terá clareza das pessoas com as quais você já trabalhou e também poderá pedir referências, caso seja necessário.

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