Home > Plano de Carreira > Saiba como se comportar nas festas de final de ano da empresa

Saiba como se comportar nas festas de final de ano da empresa

Segundo especialista, beber em demasia, usar roupas inadequadas e emitir comentários ofensivos podem comprometer reputação do colaborador

iStockphoto.com / AndreyPopov Antes de sair da linha, o funcionário precisar ter em mente que sua reputação está em jogo.

O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização das empresas. Os momentos de descontração, no entanto, podem se transformar em sérios problemas para a reputação do colaborar, caso alguns limites que abrem margem para exageros não sejam respeitados.

“Um grande aspecto que precisa ser levado em consideração é o consumo exagerado de álcool. Essa é uma atitude que pode revelar o colaborador como uma pessoa inconveniente. A imagem daquele momento pode influenciar na percepção e avaliação dos colegas e dos superiores”, alerta Denise de Fátima Alonso, docente do curso de recursos humanos da Universidade Guarulhos.

A especialista afirma que não é de bom tom conversar sobre problemas no trabalho e muito menos solicitar aumento ao líder em um momento de descontração, no qual o foco é outro. “O colaborador é visto neste momento com um comportamento inconveniente, pois entende-se que este deveria perceber que naquele momento o que for discutido não será levado adiante, por se tratar de uma conversa informal e fora do contexto”, avalia.

Atenção aos detalhes

Na hora de escolher o que vestir para a festa da empresa, Denise recomenda que seja observada a ocasião como, por exemplo, o local da festa – na própria empresa, restaurante, clube etc. Para não errar, é recomendado evitar exageros tanto para os homens como para as mulheres. Ainda que a festa seja fora do local de trabalho, o ambiente permanece o mesmo.

Segundo a especialista, emitir comentários negativos ou piadinhas sobre a empresa e pessoas são indicadores da insatisfação com o ambiente de trabalho e afirma que tudo o que for dito no momento da festa, certamente será lembrado depois. “O que era diversão pode se transformar em chacota. Não devemos esquecer que a festa é uma extensão do nosso local de trabalho, então devemos agir como fazemos todos os dias, com todo cuidado e preocupação com a nossa imagem e reputação”, diz.

Garantir a presença em eventos como este demonstram participação efetiva e interesse na empresa. E, para não errar, as dicas são simples e valiosas. “Haja com naturalidade, sem exageros ou brincadeiras inadequadas para a ocasião, seja sociável, converse com as pessoas, aproveite para fazer seu networking, estreitar e aumentar seus relacionamentos. E sempre demonstre que está satisfeito em estar naquele ambiente”, finaliza.

Matérias Relacionadas