Home > Plano de Carreira > Veja 4 dicas de como trabalhar em casa sem perder o foco nas tarefas

Veja 4 dicas de como trabalhar em casa sem perder o foco nas tarefas

Mesmo possuindo diversas vantagens, trabalhar home office pode gerar grandes dificuldades para o profissional, assim como o cumprimento dos prazos

© Depositphotos.com / baranq Para trabalhar em casa sem perder o foco é preciso ter muita organização e fazer pequenos intervalos para descansar.

Uma grande tendência que tem conquistado diversas empresas é a prática do home office, que consiste em permitir que os funcionários trabalhem em casa, sem a necessidade de ir até a empresa ou determinado local de trabalho para desempenhar suas atividades.

Este modelo traz uma série de benefícios não apenas para o funcionário — que pode trabalhar no conforto da sua casa sem se expor aos vários estresses do cotidiano —, mas também para a empresa, que reduz diversos custos referentes à estrutura e funcionamento. Quando a organização conta com um funcionário home office, ela consegue economizar espaço, água, luz e vale transporte.

Apesar das vantagens do home office, este regime de serviço pode gerar uma grande dificuldade para os profissionais: manter o foco nas tarefas e cumprir prazos, especialmente diante das diversas distrações que podem haver na residência.

Isso acontece porque, quando o profissional está em um ambiente de trabalho convencional, a única coisa que ele tem para fazer é trabalhar. Quando está em casa, porém, há o sofá, o celular, a televisão, a geladeira, os animais de estimação, os filhos, entre diversos outros fatores. Com essa infinidade de elementos, manter o foco nas tarefas do trabalho é um verdadeiro desafio. Se você está passando por uma experiência como essa e não sabe o que fazer para conseguir se concentrar mais, veja algumas dicas que poderão te ajudar:

Dicas para trabalhar em casa sem perder o foco

Tenha um espaço para trabalhar

Por mais que você esteja na sua casa, o ideal é que você tenha um ambiente adequado para trabalhar. Pode ser um quarto, sala ou qualquer outro cantinho: o que importa é que o espaço seja silencioso e apropriado para a execução de suas tarefas. Deixe na sua mesa de trabalho somente o que você realmente usa para trabalhar, pois qualquer outro elemento pode tirar a sua concentração facilmente.

Cuidado com as redes sociais

Quando se trabalha em casa, há maior liberdade para acessar as suas redes sociais no momento em que desejar. Porém, esta é justamente uma das ações que mais atrasam suas atividades, e deve ser evitada ao máximo. Deixe o celular de lado e só abra o Facebook quando realmente for necessário ou em momentos de pausa.

Tenha organização

Para ter sucesso trabalhando em casa, você precisa ser uma pessoa extremamente organizada. Arrume seus pertences de modo a deixar por perto tudo o que você realmente precisa para trabalhar, evitando desperdício de tempo procurando o que falta. Organize também as demandas e o seu tempo, o que ajuda a aumentar a produtividade do trabalho.

Faça pequenos intervalos para descansar

Após algumas horas trabalhando direto, faça uma pequena pausa para tomar água, ir ao banheiro, comer alguma coisa e esticar as costas. Depois disso, volta às suas atividades com energia renovada.

Matérias Relacionadas