Pensar antes de falar é uma boa saída para evitar gafes e conflitos. E no ambiente de trabalho essa tática é sempre bem-vinda, principalmente em cargos de liderança. Existem algumas frases que nunca devem ser ditas por pessoas que lideram equipes ou chefiam empresas. Isso porque elas geralmente desmotivam, demonstram fraqueza, não dão bons exemplos ou são agressivas e destroem qualquer plano de sucesso para um empreendimento.
Em artigo para o site da Inc., Jeff Haden, palestrante e editor-colaborador da revista, aponta as frases que um chefe que precisa ser levado a sério nunca deve dizer aos seus subordinados:
“Apenas não era para ser.”
Sempre que falhamos em nosso percurso profissional é porque fizemos algo de concretamente errado. O destino não pode ser culpado por um cálculo ou previsão que não deu certo. É muito importante saber identificar o erro justamente para aprender com a situação e não repeti-lo em uma próxima vez.
Troque essa frase evasiva por algo do tipo: “vamos descobrir o que podemos fazer de diferente na próxima vez.” Isso demonstra controle e comprometimento da chefia e motiva a equipe que irá trabalhar.
“Provavelmente você não gostará de ouvir isso.”
Ouvir más notícias nunca é legal, mas construir essa frase joga o problema inteiramente nas contas de quem a escuta. Se a situação está complicada, compartilhe com aqueles que possuem autoridade para resolvê-la, mas também proponha soluções para o problema e explique o porquê de você ter tomado uma decisão contrária a que seria tomada por seus companheiros.
Explique seu raciocínio de maneira clara e direta. As notícias podem até desagradar, mas se você não responsabilizar outrem e souber garantir sua posição, ela terá que ser respeitada.
“Trabalhe com mais produtividade e em menos tempo.”
Se você sabe como algum funcionário poderia ser mais eficiente, apenas aponte o caminho para isso. Se há uma maneira melhor de ser feito, mostre como. Se você também ainda não sabe como aumentar a produtividade de seu funcionário, convide-o para pensar sobre isso e lhe ajudar a encontrar o melhor caminho de maneira respeitosa.
Apenas soltar uma frase dessas, sem mostrar generosidade, desestimula o funcionário e faz com que ele não se sinta apto para exercer sua função.
“Uma andorinha só não faz verão.”
Por mais que você se preocupe em fortalecer o trabalho coletivo de uma equipe, você nunca deve menosprezar as individualidades de seus colaboradores. Todos os membros de uma equipe possuem qualidades que os destacam de alguma maneira. Saber dosar o espírito coletivo com as perspectivas individuais de cada colaborador aumenta efetivamente as chances de sucesso.
Para que todos trabalhem duro, certifique-se que cada pessoa se sente apta para realizar-se tanto coletivamente como individualmente em seu trabalho. E saiba valorizar o talento único de cada um. É ele que junto do coletivo irá transformar o trabalho em algo de sucesso.
“Cada um com sua opinião.”
Se você acredita no seu trabalho ou na sua ideia, insista nela até o fim. Claro que as percepções de mundo de cada pessoa devem ser respeitadas dentro de suas individualidades, mas na hora de se exercer liderança é preciso saber ser persuasivo.
Trabalhe para mudar as percepções que você não considera compatíveis com os objetivos que precisam ser alcançados. Busque sempre o caminho da realidade e fuja dos “achismos”.
“Qualquer problema estarei na minha sala.”
Esse tipo de frase pode cair em um lugar um tanto quanto preguiçoso. Quem realmente precisa obter informações e controlar um determinado trabalho é proativo e vai atrás do que precisa. Ficar sentado na sua mesa esperando que tudo chegue até você definitivamente não resolverá o problema.
“É melhor não arriscar.”
Grandes ideias precisam de grandes riscos. Se você se acovarda diante do inédito nunca será bem sucedido. Não tenha medo de ser reprovado por suas ideias. É melhor propor uma ideia ruim do que nunca se esforçar para dar novas soluções aos problemas.
Nunca tome o caminho mais fácil. Teve uma ideia inovadora? Trabalhe em cima dela, a amadureça, defenda os pontos fortes dela e esteja aberto para ouvir críticas. Só assim você realmente transformará o mundo.
“O fracasso não é uma opção.”
Muitas vezes é preciso fracassar antes de encontrar o caminho do sucesso. É preferível ter uma equipe ousada que se arrisca e que, portanto, terá alguma risco de fracassar em determinadas situações, do que uma equipe acovardada e que sempre buscará o caminho mais óbvio com medo do insucesso.
“Não vamos reinventar a roda.”
Às vezes, ideias triviais podem esconder grande potencial. Se é possível melhorar algo que já existe ou reinventar a maneira de executar algo, por que não?
“Certas coisas não mudam.”
Essa é uma atitude bastante preguiçosa. Se não gosta de uma situação, trabalhe para corrigi-la. As coisas só permanecem da mesma maneira se permitirmos que isso ocorra.