De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), atualmente existem mais de 10 mil empresas deste modelo no país. Geralmente, no começo de suas atividades, elas possuem estrutura baseada em poucas pessoas, o que confere um ambiente de trabalho bem diferente do encontrado em grandes corporações, pois estimulam a proatividade e a criatividade dos seus funcionários.
A maior parte dos escritórios funciona em ambientes compartilhados, que permitem a troca de ideias e divisão de funções, oferecendo oportunidades de aprendizado constante. Com a escassez de mão de obra qualificada, ainda mais em segmentos de base tecnológica, é muito importante as empresas terem foco na contratação de profissionais específicos. Isso exige que o funcionário tenha várias habilidades, alta capacidade de adaptação e seja capaz de executar mais de uma tarefa.
Por isso, se você pretende trabalhar em uma empresa com este perfil, inovadora e potencialmente rentável, o consultor de carreiras Renato Mendes aponta quatro características fundamentais que as startups procuram em um funcionário:
Perfil Inovador
Atualmente, as startups são empresas com uma ideia de negócio inovadora e, por premissa, seus funcionários devem ter a mesma característica. Um dos erros que os profissionais cometem é se acostumarem com um patamar e não buscarem novos conhecimentos e melhores formas de trabalho, não se atualizarem sobre o ramo de atuação da companhia, nem anteciparem tendências do mercado.
Habilidades de comunicação
Para fazer a startup crescer, atrair novos investidores e clientes ou divulgar a empresa para públicos variados, as habilidades comunicativas são muito importantes, inclusive para expressar suas ideias para a equipe de trabalho.
Trabalhar sob pressão
Sim, essa característica também é necessária em funcionários de startups, ainda mais pelo perfil desafiador da empresa e as cobranças diárias. Trabalhar sob pressão e saber lidar positivamente com o estresse gerado faz com que o profissional atinja grandes objetivos.
Múltiplas competências
Como já mencionado, a equipe de uma startup é reduzida, então, as pessoas precisam assumir mais de uma responsabilidade e dividir funções. Por um lado, essa flexibilização pode gerar mais estresse, mas, por outro, é uma oportunidade de desenvolver pensamento estratégico e obter crescimento profissional.
Por fim, mesmo com as vantagens e os desafios, trabalhar em uma startup e se adequar à cultura da empresa pode ser uma ótima chance para a pessoa iniciar uma carreira ou até mesmo mudar seu rumo profissional.