O currículo é o primeiro contato que um profissional tem com a empresa na qual deseja trabalhar, sendo, portanto, o seu cartão de visitas. Além de prático e objetivo, faz-se cada vez mais necessária a criação de um modelo criativo para chamar a atenção do recrutador. Isso porque, de acordo com especialistas, os recrutadores gastam apenas seis segundos olhando o currículo de um profissional.
O termo “currículo criativo” ainda é novo no mercado e pode ter resultados diferentes de acordo com área de atuação. O candidato não pode se esquecer, no entanto, de colocar informações básicas e relevantes, como: nome, contato, qualificações, educação, experiência profissional e habilidades. Confira abaixo cinco dicas do que levar em conta na hora de criar um modelo de currículo criativo:
Escolha o design
Escolha a cor e fonte ideais para o documento de acordo com a maneira como ele será apresentado para a empresa – impresso, e-mail ou via site. Prefira cores claras e fontes que facilitam a leitura. Não exagere!
Ainda neste contexto, insira elementos visuais no currículo para que ele seja visualmente mais organizado. Ícones que representam e-mail, localização, telefone, documentos, entre outros, podem servir de apoio ao texto dar leveza ao projeto. Infográficos também podem ser uma boa pedida.
Adapte o formato
Candidatos que trabalham com arte, por exemplo, elaboram currículos e portfólios diferenciados, com interações online ou, ainda, imprimem o documento no formato de caixa, de revista, de folder, de pen drive e, até mesmo, de cartão de visitas. Por isso, invista em um formato que faça jus à sua área e à empresa.
Use palavras-chave
Encontre palavras-chave para sua profissão e para o cargo que almeja. Um candidato de marketing pode mencionar, por exemplo, SEO (Search Engine Optimization) na parte que se refere às suas experiências e habilidades. Para auxiliar a encontrar essas palavras, algumas ferramentas e pesquisas online podem ser úteis. Lembre-se, no entanto, de que não vale mentir!
Aproveite o seu portfólio online
Caso o candidato tenha um portfólio online e vá enviar o currículo online, invista na criatividade e coloque os seus melhores projetos em destaque. Faça links entre o documento e o portfólio e mostre sua competência.
Aposte nas mídias sociais
Diversas pessoas já adaptaram o currículo para as mídias sociais. Alguns, inclusive, já transformaram o perfil do Facebook em um currículo, inserindo lá todas as informações profissionais.
Apesar da inovação ser vista com bons olhos por muitos profissionais, algumas empresas ainda não adotam a prática. Especialmente pelo fato de o documento chegar primeiramente à área de Recursos Humanos. Por isso, verifique o histórico, os valores e avalie o que o seu currículo tem a oferecer e como você se alinha a essas especificidades.