Para alcançar o sucesso nas vendas por telefone, várias técnicas são aplicadas para driblar a desconfiança do consumidor, assim como também o preconceito de quem está do outro lado da linha. É muito comum ouvir comentários contra operadores de telemarketing, seja ativo ou receptivo, e como este tipo de vendas por telefone incomoda a população. Por isso, no post de hoje separamos algumas boas dicas para desenvolver sua habilidade de venda por telefone. Confira:
1) Organização e planejamento: antes de pegar o telefone, discar um número e começar a conversar com o potencial cliente, é preciso que o vendedor tenha uma estratégia bem definida para driblar negativas e continuar com a pessoa na linha. Faça um planejamento em tópicos do que irá oferecer e como irá defender seu produto ou serviço.
2) Boa vontade é fundamental: por mais que seu produto ou serviço seja de qualidade, top de linha e referência no mercado, é fundamental que o vendedor realmente acredite no que está vendendo e que passe essa energia ao cliente.
3) Educação: mesmo se o cliente te tratar mal, querer desligar ou mostrar desinteresse, não perca a educação. Um vendedor bem-educado pode até não concretizar uma venda na primeira tentativa, mas certamente já terá ganho alguns pontos positivos.
4) Conheça (muito) bem o que está vendendo: é indispensável que você saiba muito bem o que está oferecendo para a pessoa do outro lado da linha, seja para tirar dúvidas ou para valorizar ainda mais o produto ou serviço que tem em mãos.
5) Português afiado: evite o gerúndio, ausência de plural ou erros grosseiros na hora de falar ao telefone com um cliente. Não custa nada caprichar no português na hora da venda. Evite também o uso de gírias, pois pode passar uma imagem negativa e de falta de preparo.
6) Não desista: se notar que a pessoa vai desligar o telefone, tente convencê-la ao contrário. Com educação e calma, mostre porque sua ligação é importante para o dia a dia dela e como seu produto e serviço pode fazer a diferença.
7) Feche a ligação com chave de ouro: mesmo se não conseguir vender por telefone, agradeça pelo tempo que a pessoa disponibilizou e deseje um bom dia, tarde ou noite. Se a venda foi um sucesso, também encerre com um tom positivo para que a pessoa se sinta bem ao desligar o telefone.