O marketing pessoal é um conjunto de posturas pessoais que tendem a ajudar para que sua carreira cresça na direção que você deseja. A imagem que você desenvolve junto à chefia e a forma como se relaciona com superiores e colegas determinará uma parcela importante do seu sucesso profissional.
É isso mesmo: a maneira como você se relaciona e não a sua habilidade de criar belos “looks” para ir ao escritório, que construirá efetivamente uma boa imagem. É claro que estar vestido adequadamente auxilia neste processo – assim como ocorre em todas as interações sociais. Mas de nada vale caprichar no visual e não tratar de forma educada e elegante aqueles que compartilham projetos e tarefas com você.
O marketing pessoal, porém, também tem a função de fazer com que você se destaque e consiga promoções, atribuições, melhores salários, etc. Por isso, é importante demonstrar em cada pequena atitude capacidades como organização, liderança (auxiliando aos demais em momento oportunos, ainda que não tenha sido solicitado), espírito de equipe, visão (com a sugestão de pequenas mudanças que possam melhorar o seu trabalho e os dos demais), otimismo nos momentos de grande pressão e, também, paciência.
Todas estas características citadas acima são, na verdade, qualidades que podemos desenvolver e colocar em prática em relações que extrapolem o ambiente de trabalho. A diferença é que, durante o expediente, não adianta nada esbanjar simpatia e não entregar aquilo que foi contratado para fazer. A competência nas entregas é a base da sua imagem profissional.
Para adquirir maior visibilidade, ouse oferecer-se quando for pedido um voluntário para uma tarefa e adiante-se na resolução de problemas. Não é uma boa escolha passar por cima de outros colegas para conseguir esta visibilidade – todos conseguem perceber o excesso de ambição de um funcionário ou colega de trabalho e esta não costuma ser uma característica valorizada, pelo menos não em empresas mais estruturadas, onde a gestão de pessoas é efetivamente levada a sério.
Com esta pitada de ousadia, competência, cuidado aos detalhes, vestimentas adequadas ao seu ambiente de trabalho e uma boa capacidade de comunicação com superiores e companheiros, o seu marketing pessoal irá se aprimorando, juntamente com a sua carreira. Esta forma, gradual e madura, é bem mais apreciada pelo mercado do que a simples autopromoção – afirmar aos quatro ventos que tem esta ou aquela habilidade. Destacar as próprias qualidades com elegância pode parecer mais complexo. Mas os resultados tendem a ser melhores e mais duradouros.