Muitos estudantes optam por também trabalhar durante seus estudos na universidade. Seja pela questão financeira ou pela experiência, esta dupla jornada não é uma tarefa fácil e requer muita organização para conciliar todas as obrigações sem enlouquecer.
O primeiro passo é estabelecer horários para estudar e para se dedicar aos projetos profissionais. Desse modo, é importante anotar em um calendário ou agenda as datas importantes, como entregas de trabalhos e provas. Dessa forma há menos chances de adiar o cumprimento das tarefas.
Também é necessário organizar o tempo e ter um momento para descansar e comer. Muitas vezes o cansaço ou as inúmeras tarefas fazem o estudante ficar mais estressado e compromete o rendimento na faculdade ou no emprego. Por isso, é recomendado dormir de seis a oito horas, tentar não pular as refeições e reservar alguns minutos do dia para relaxar e se distrair.
O universitário deve ter em mente que alguns programas, como sair à noite com os amigos durante a semana, podem ser adiados, caso possam prejudicar o rendimento nos dias seguintes.
Além de manter na rotina um período para os trabalhos universitários, é importante determinar um plano de estudos para os finais de semana. Quando possível, o estudante pode ainda aproveitar para revisar o conteúdo das aulas enquanto percorre as distâncias entre a casa, o trabalho e a faculdade.
Outra dica é evitar deixar para a última hora todos os trabalhos universitários que tem para fazer. Já em épocas de provas, o ideal é relembrar os conceitos e usar o tempo para fixar os temas mais importantes.