Para quem pretende concorrer a concursos públicos 2014 promete ser cheio de oportunidades. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) prevê que haverá mais de 52 mil vagas de concurso público, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com a proposta orçamentária, se todas as vagas forem preenchidas, as despesas com salários aumentarão R$ 2,746 bilhões.
No Executivo, serão realizadas 47.112 contratações, entre novos cargos e substituições de funcionários terceirizados. No poder Judiciário, serão disponibilizadas 10.565 vagas, destas, mais de 4 mil se referem a novos postos de trabalho, criados para ampliar as ações na Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e Territórios e Justiça Eleitoral. Já no Legislativo serão apenas 931 vagas a serem preenchidas.
O aumento no número de vagas na esfera federal confirma as projeções de especialistas, que apontam uma demanda de 2 milhões de vagas a serem preenchidas nos próximos anos. Em 2013, com a retomada dos grandes concursos, a oferta de vagas bateu recorde, com mais 120 mil oportunidades disponíveis nas esferas federal, estadual e municipal em todo o Brasil.
Um dos principais motivos para este crescimento é a aposentadoria de servidores. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 10 mil servidores se aposentaram em 2010, o dobro do registrado cinco anos antes. A parcela de funcionários com idade entre 51 e 60 anos cresceu 75%. Isso faz com que concursos há muito tempo não realizados sejam retomados.
A notícia é boa para quem sonha com uma carreira pública. No entanto, é preciso estar preparado para enfrentar a concorrência, que assim como as vagas, tem crescido cada vez mais. Segundo estudo da Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público, estima-se que atualmente cerca de 12 milhões de brasileiros têm buscado uma oportunidade nos concursos públicos.