Sem um salário atraente, de soldado temporário à comandante geral, policial civil ou militar, o objetivo de quem entra na carreira militar é o mesmo e um só: servir a população indistintamente.
Apesar de ser reconhecida como uma atividade nobre, por assegurar a segurança das pessoas e bens, a profissão de policial envolve uma série de riscos e exige um preparo psicológico e físico muito grande do indivíduo.
Além disso, as turbulências do dia a dia tornam a profissão uma das mais estressantes do mundo. Dessa forma, um policial deve estar preparado para trabalhar com as mais diversas condições, horários, ambientes e situações já conhecidas – crimes incomuns, ações inesperadas, entre outros.
Atuando como mediador entre os envolvidos em uma ocorrência e, muitas vezes, parte importante na condução da ação durante o processo policial por meio do diálogo, o profissional deve, ainda, estar apto a relacionar-se educadamente com o cidadão comum.
Polícia Civil
Para ingressar na carreira, é preciso preencher alguns requisitos, tais como: ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, não ter antecedentes criminais, ter concluído o ensino médio e ter carteira de habilitação. Além disso, é necessário prestar um concurso público, com provas com questões de língua portuguesa, noções de direito e criminologia, atualidades e informática.
Os aprovados ainda passam a testes de aptidões psicológica e física, realizada na Academia de Polícia, que incluem flexões em barra fixa e resistência abdominal, por exemplo.
Polícia Militar
O ingresso também se dá por meio de um concurso público e testes de aptidão física e psicológica. No entanto, neste caso, existem mais exigências: ser brasileiro, ter idade entre 18 e 30 anos até a data final das inscrições, ter completo o ensino médio ou equivalente comprovado por meio de documento, ter estatura mínima de 1,65, estar em dia com as obrigações eleitorais, comprovar o alistamento militar, não ter antecedentes criminais e estar em dia com suas obrigações junto à justiça.
Após ser aprovado em todas as etapas, o indivíduo é considerado aspirante e passa por um treinamento intensivo para ser considerado um militar oficial e entrar para a polícia.