Já ouviu falar sobre desempenho organizacional? Basicamente, ele pode ser definido como um conjunto de tarefas que visam um objetivo em comum entre diversas áreas de uma empresa. O desempenho organizacional pode ser aplicado nas mais diversas atividades industriais e comerciais, basta que todos os setores da empresa trabalhem em conjunto para que os melhores resultados sejam alcançados e mensurados. Neste modelo, todos os esforços são dedicados e realocados para que uma determinada meta seja alcançada.
Para aplicar o conceito de desempenho organizacional em uma empresa, o primeiro passo é indicar quais serão os processos executados a médio ou longo prazo, assim como as responsabilidades de cada setor da empresa dentro de um cronograma integrado entre todas as áreas. Neste momento, é fundamental apresentar os detalhes do projeto de uma maneira bem clara, inclusive abrindo espaço para discussões de toda a equipe. Se for o caso, corrija falhas e aprimore aspectos que possam influenciar no resultado do projeto.
Outro ponto que deve ser considerado é a capacidade de sua equipe em gerar resultados dentro da expertise de cada profissional, ou seja, exigir aquilo que o funcionário é capaz de produzir é uma medida coerente dentro do conceito de desempenho organizacional. Estabeleça indicadores para medir o sucesso do programa durante e após a conclusão do trabalho e, com isso, avalie se foi uma experiência positiva e que possa ser aplicada novamente dentro da empresa.