O uso das redes sociais tem se expandido e revelado ser uma ótima ferramenta de comunicação. Porém, é preciso utilizar de forma sábia uma vez que cada post atinge um número imenso de pessoas e conforme o conteúdo pode causar uma má interpretação.
Deste modo, há algumas dicas de etiqueta nas redes sociais para manter a postura profissional. Um exemplo é não criticar o chefe e os produtos da empresa em que trabalha, pois esta atitude pode prejudicar o funcionário futuramente. Também não é recomendado opinar sobre assuntos polêmicos, como religião e política, ou dizer algo que soe como racismo ou homofobia.
Estes itens mencionados merecem atenção porque as redes sociais funcionam como uma vitrine onde, inclusive, muitas empresas buscam conhecer as pessoas para fazer negócios, contratar e até demitir. E embora, algumas empresas permitam o uso das redes sociais no trabalho, isso não significa que se deva abusar e ficar postando durante o expediente.
Outra regra de etiqueta refere-se às fotos que são publicadas. Registros que possam comprometer a imagem profissional devem ser compartilhados apenas com os amigos mais próximos.
A fotografia do perfil também deve ser escolhida com cuidado, já que ela revela como a pessoa quer ser vista. Assim, antes de postar, por exemplo, algo muito sensual, pergunte-se: A que estou vinculando minha imagem? Que impacto terá em minha vida?
Por fim, já que o ambiente virtual permite que a linguagem seja mais descontraída, isso não significa que é aceitável esquecer as regras gramaticais ou usar palavrões.