Liderar bem é fundamental para manter o sucesso da sua equipe. Grandes líderes mundiais têm em comum a competência de conhecer a fundo seus seguidores, entender como engajá-los e, principalmente, de serem bons estrategistas para alcançar as metas estipuladas.
Histórias de sucesso podem trazer lições de liderança eficazes para motivar os profissionais com os quais você trabalha e extrair o melhor deles.
Nelson Mandela
Nelson Mandela foi sem dúvida o líder mais importante e influente da África do Sul. Seu conhecimento ultrapassou continentes e sua luta pelos direitos iguais a todos os cidadãos, independente de sua raça, lhe rendeu um Nobel da Paz.
Madiba, como era chamado, acreditava tanto em sua luta que foi condenado à prisão e passou 27 anos na cadeia. Ele cravou seu nome na história e está diretamente associado à oposição ao apartheid, que segregou brancos e negros durante anos na África.
Martin Luther King
“Eu tenho um sonho” é o inicio do discurso mais famoso do mundo. A frase foi dita por Martin Luther King, um pastor e ativista político americano que lutou pelo fim da desigualdade social nos Estados Unidos.
Ele nunca desistiu de seu objetivo e conseguiu que mais de 200 mil pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em 1963. Após a manifestação a lei dos Direitos Civis (1964) e a lei dos Direitos de Voto (1965) foram instauradas no país.
Mahatma Gandhi
Por meio da filosófica de não agressão, Mahatma Gandhi influenciou 350 milhões de pessoas a se mobilizarem para revolucionar. O líder espiritual lutou por 20 anos contra a guerra e conseguiu engajar diversos líderes mundiais.
Mahatma Gandhi conseguiu que a Índia se tornasse um país independente e seus ensinamentos contra a violência são perpetuados até hoje.
Abraham Lincoln
Considerado o presidente mais notório da história dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi responsável por abolir a escravidão, liderar o país durante a crise interna (período da Guerra Civil) e modernizar a economia do país após a Guerra Civil.
Astuto e bem articulado, ele defendia os princípios do nacionalismo, do republicanismo, da igualdade, da liberdade e da democracia.
Napoleão Bonaparte
É possível aprender algumas lições de liderança com Napoleão. Com boas habilidades estratégicas, ele conhecia a fundo seus subordinados e, assim, tinha informações suficientes para colocá-los em cargos adequados ao perfil de cada um.
Franklin Delano Roosevelt
O presidente americano foi responsável por trazer de volta a esperança para o povo durante a Grande Depressão e a Primeira Guerra Mundial. Habilidoso, conseguiu administrar de forma eficaz esses dois períodos de tensão e, como resultado, garantiu a prosperidade para os americanos.
Getúlio Vargas
O presidente Getúlio Vargas liderou o Brasil por 15 anos e seu mandato foi marcado pela luta por direitos trabalhistas e pelos direitos dos mais pobres, fato que lhe rendeu o título de “pai dos pobres”.
Carismático, conquistou o povo ao governar o país próximo a ele. Seu legado político é usado como inspiração para alguns partidos eleitorais brasileiros.
Júlio César
Ao usar seus conhecimentos estratégicos e sua influência, Júlio César teve papel fundamental na transformação da República Romana em Império e foi capaz de destacar Roma como o Império mais importante da época.