É cada vez maior o número brasileiros que aproveita as folgas para jogar games. Atualmente, a facilidade em adquirir aplicativos com essa função e a variedade de games e consoles presentes no mercado tornou o hábito comum.
O universo de jogos movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano, e a expectativa é de que o mercado cresça mais de 13% nos próximos cinco anos, gerando empregos para interessados em atuar na área.
Diante deste cenário, uma profissão vem se destacando: a de designer de games. Também conhecido como projetista de jogos, é deste profissional a responsabilidade de criar e administrar a o processo de produção de novos jogos, sejam de computador, celular, videogames e até mesmo de tabuleiro e de cartas.
Para acompanhar a demanda do mercado e as constantes mudanças, um profissional especializado nesta área precisa se atualizar constantemente, se mantendo sempre atualizado com as novas ferramentas e também com as tendências e conceitos que mais estão agradando os jogadores.
Além disso, é importante identificar o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social para que haja sucesso na venda.
Dessa forma, atualmente, muitas faculdades oferecem cursos relacionados a games, que vão além do design, nos quais o indivíduo sai capacitado para programar, roteirizar os jogos, fazer modelagem em 2D e 3D, e trabalhar com ilustração ou vinhetas.
Onde estudar?
Em São Paulo, destaca-se a Universidade Anhembi Morumbi, que de acordo com o Guia do Estudante, possui o melhor curso de design de games.
Já no que se refere a Jogos Digitais, o destaque fica por conta do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC), Centro Universitário Senac (SENAC SP) e Faculdade CCAA (FAC CCAA).