Consultorias de recrutamento apostam que 2015 será o ano para quem trabalha com finanças. Porém, profissionais de departamentos de planejamento, tecnologia da informação, engenharia e marketing também vão ganhar fôlego para contratações.
Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), as empresas passaram a prestar mais atenção em questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta. Fator esse que favorece o aumento na procura por profissionais da área de Compliance, seja gerente, diretor ou advogado.
Quem tem formação em ciências contábeis, administração ou economia pode seguir a carreira de controller. O profissional é quem garante a qualidade das informações financeiras e estratégicas para investimentos.
Outra carreira em alta é de Diretor financeiro/CFO, responsável pela supervisão de todas as atividades financeiras da empresa. Para entrar na área é preciso ser formado em administração, ciências contábeis ou economia, normalmente com MBA na área e inglês fluente. Além disso, é desejável que o profissional tenha trabalhado numa grande consultoria na área de auditoria de contabilidade e, mais tarde, tenha tido experiência como controller.
No Brasil, a advocacia tributária é uma das áreas mais promissoras do direito. Este profissional garante que normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas. Entretanto, este ano também promete ser bom para advogados trabalhistas e advogados especializados em recuperação judicial e de crédito.
Para quem é formado na área de tecnologia uma boa saída é trabalhar como arquiteto de soluções ou arquiteto corporativo, que trabalha com a padronização de ambientes, processos e estruturas.
Segundo recrutadores, devido à expectativa de início de produção de petróleo para novos campos no litoral brasileiro, a engenharia mostra-se atrativa para especializações como de instalação e de óleo e gás e construção naval.
E como cada vez mais as empresas estão dependentes de tecnologia, há uma valorização dos gerentes de TI. Nessa onda, o mercado também se encontra promissor para o desenvolvedor mobile, que cuida de aplicações para sistemas móveis, como smartphones e tablets, de acordo com as demandas dos arquitetos de software.
Além dessas carreiras, tanto o profissional de mídias sociais quanto o de marketing digital devem ocupar um lugar em destaque no mercado. Uma vez que há a preocupação no ambiente digital de consolidação de marca e de vendas.