Depois de um bom planejamento e de investir conhecimento, tempo e recursos financeiros, você conseguiu fazer com que o produto ou serviço oferecido pela sua empresa atingisse um considerável patamar de qualidade. Porém, seu público consumidor sabe disso? Para explorar ao máximo o potencial de seu empreendimento, a elaboração de um plano de marketing é fundamental.
O primeiro passo é estudar o posicionamento dos produtos e serviços no marcado e também quem são os seus consumidores. Com essas duas informações organizadas, chega o momento de refletir sobre o conjunto de conceitos que os especialistas chamam de 4Ps: produto, praça, preço e promoções.
Ao analisar o produto, por exemplo, o empreendedor deverá atentar para as suas características e potencialidades para atrair o consumidor (qualidade do produto, embalagem, logomarca, etc.). O mesmo deve ser obsevado para cada um dos outros itens dos 4Ps. Na sequência é possível fazer uma análise um pouco diferente, criando perguntas que esclareçam qual desses itens é mais interessante para a atração de novos clientes e para o desenvolvimento da marca. Alguns exemplos de perguntas são “qual desses itens mais ajuda a vender o produto hoje?” e “qual desses itens pode ajudar para que mais clientes se tornem leais à empresa?”.
Com as respostas obtidas através da aplicação da técnica dos 4Ps é possível partir para um plano prático, visando melhorias. Exemplos são a mudança de embalagem, uma nova logomarca, negociações para que o produto possa ser encontrado em mais revendedores ou ações promocionais mais visíveis. Para todas essas ações é importante contar com a ajuda de profissionais especializados.
Além da aplicação dos 4Ps há uma série de técnicas e modelos de planos de marketing oferecidos gratuitamente na web, inclusive por instituições de apoio às micro e pequenas empresas, como o Sebrae. Nestes modelos detalhados o empreendedor poderá ver outras possibilidades de organizar as informações. O importante é encontrar um formato de plano de marketing que se adeque ao negócio e seja claro para os gestores.
Vale lembrar, ainda, que é necessário também detalhar os custos de todas as ações, desde a criação de uma nova logomarca até a distribuição de brindes. O importante de ter tudo planejado é que você poderá se programar e, também, avaliar posteriormente se as ações planejadas surtiram o efeito esperado, promovendo mudanças para o próximo ciclo de ações de marketing.