O marketing é uma das principais ferramentas utilizadas na atração de clientes. Os responsáveis pela área tem como função a criação e implementação das melhores publicidades, serviços e produtos, a fim de garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, lucro. Neste contexto, os gestores de marketing vêm ganhando destaque.
Um dos cargos que mais cresce em grandes companhias, os gestores de marketing se tornaram referência em inovação e criação. Apesar disso, ainda há muitos empresários que não sabem o que faz um gestor de marketing no dia-a-dia e ficam na dúvida se devem ou não contratar alguém para desempenhar essa função.
Esse profissional atua, direta e indiretamente, no desenvolvimento e coordenação de atividades que têm como objetivo adequar os produtos ou a publicidade de uma empresa às necessidades do cliente, com o intuito de aumentar as vendas. Dentre as ações estão estudos, análises e pesquisas.
A título de exemplo, ele analisa fatores externos, como as tendências da economia, da política e da demografia – idade e sexo por região devem ser levados em conta na hora do desenvolvimento de produtos e ações.
É de sua responsabilidade também o acompanhamento dos avanços tecnológicos, das mudanças culturais e do ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.
Além disso, o gestor de marketing deve estar preparado para analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes e clientes. Este último merece uma atenção especial. Ou seja, o profissional deve conhecer os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor, bem como saber o que o mercado espera da companhia e do produto.
Com todas as análises e pesquisas de mercado, o gestor parte para o desenvolvimento de estratégias que visam o sucesso e lucro da empresa. São elas que devem delinear como a organização irá se promover e qual é o seu mercado alvo. Dessa forma, a empresa tende a manter uma vantagem competitiva sobre as concorrentes.
As mudanças frequentes nos cenários tornam a presença do gestor de marketing cada vez mais indispensável. A atualização das pesquisas, análises e estratégias deve ser realizada frequentemente. As ações também devem ser acompanhadas de perto, para ver se estão de acordo com o mercado ou não.