No Brasil, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro. A data foi criada recentemente, mas a possibilidade de ter um dia para homenagear os farmacêuticos era discutida desde 1941 pelo farmacêutico Oto Serpa Grandado.
Em 23 de Março de 2007 foi aprovada pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) através da resolução n° 460, a data de 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. Essa data foi escolhida por causa do dia de fundação da ABF que foi em 20 de Janeiro de 1916. Porém, a oficialização somente ocorreu em 2010 com a aprovação da lei n° 12.338.
Em Portugal, o Dia Nacional do Farmacêutico é 26 de setembro, em homenagem aos santos protetores da atividade, São Cosme e Damião. Já em âmbito mundial a data é comemorada em 25 de setembro, quando foi instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como o Dia Internacional do Farmacêutico.
A profissão de farmacêutico tem origem nos antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de diversas doenças ou mesmo na criação de perfumes.
Hoje em dia, o ramo de atuação dos farmacêuticos é amplo e abrange locais como farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas. Entre as atividades que são de responsabilidade do farmacêutico estão: manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, vacinas, cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.
Para se tornar farmacêutico, é necessário curso superior em Ciências Farmacêuticas. Ao longo de quatro anos, a grade do curso aborda matérias como anatomia, botânica, imunologia e bioquímica. Já a remuneração média desse profissional é R$ 2000.
No Brasil, os 10 melhores cursos de Farmácia são oferecidos pela Unifor (CE), UFG (GO), UFMG, UFPA, UFRN, UFRGS, UFSC, Unesp e USP.