Ser médico é o sonho de muitos jovens brasileiros. Mas o caminho para conseguir o título de médico é longo. São seis anos de faculdade, dedicados ao curso de Medicina. Recém-formado, o estudante tem mais quatro anos de residência para a especialização. Passado esse longo processo, como é a carreira do médico?
Ao médico cabe a função de pesquisar doenças e suas causas para poder combatê-las com remédios e procedimentos cirúrgicos. Diariamente o médico realiza diagnósticos, cirurgias, solicita exames, prescreve e administra medicamentos e regimes alimentares e atua em programas de esclarecimento e prevenção de doenças.
O médico precisa se dedicar à profissão, estar em busca de estudo e conhecimentos a respeito de novidades da sua área, se relacionar bem com as pessoas de forma humana e ter boa capacidade de análise de situações. As áreas de atuação do profissional de medicina são variadas, podendo ser médico geral ou especialista, podendo atuar em hospitais públicos e privados, clínicas de saúde, empresas privadas (área de medicina do trabalho), pesquisa acadêmica, como autônomo e outras áreas ligadas à saúde. A carga horária do médico, geralmente, é grande. Em hospitais, os plantões variam de 12 a 24 horas dependendo da área de atuação.
O mercado de trabalho para o médico é vasto. Segundo pesquisa do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), é a carreira com maior remuneração no Brasil, maior escassez de profissionais e também a profissão com taxa zero de desemprego. Porém, as vagas estão mal distribuídas no país. Enquanto em grandes centros existem muitos médicos, tornando o mercado de trabalho concorrido, no interior há grande carência de médicos. As periferias das grandes cidades também apresentam falta de profissionais, mesmo com altos salários.
Após o término da faculdade, o profissional de medicina pode também optar por fazer mestrado e doutorado, para quem quer seguir a carreira acadêmica, exercendo a função de pesquisador e docente. Além disso, os cursos de mestrado e doutorado são diferenciais na hora de disputar uma vaga em grandes hospitais.