Cada vez mais é comum que líderes jovens, com menos de 35 anos, se destaquem no mercado de trabalho, principalmente na área da tecnologia. Porém, muitos acabam se atrapalhando na hora de se posicionarem como chefes de empresas, inclusive quando há profissionais mais velhos no setor exercendo essa função. Por causa deste cenário, é fundamental ter uma presença marcante de liderança no mercado.
Inspirado no artigo que o estrategista de marca e palestrande Justin Foster escreveu para o site Fast Company, o Mundo Carreira reúne algumas dicas para um jovem líder ser levado a sério:
Pense em uma estratégia de carreira
Mesmo sabendo de tudo sobre sua marca ou empresa, um jovem líder às vezes falha em pensar mais estrategicamente ao longo da carreira. Para ser levado a sério, não basta apenas ter objetivos e metas na cabeça, mas sim colocar tudo em prática e fazer acontecer, mesmo que seja por conta própria. Uma boa dica é ter uma conta no Linkedin onde suas ideias e pensamentos, assim como que seu perfil profissional, esteja alinhado com o que o mercado exige de um líder.
Seja mais organizado
Muitos líderes mais velhos olham para a próxima geração e conseguem enxergar futuro e ótimas ideias, assim como também visualizam perfis desorganizados que podem afastar clientes e investidores. Comece tendo um dia a dia mais organizado no ambiente de trabalho e estipule metas com prazos coerentes para toda a equipe. Detalhes assim vão mudar aos poucos seu jeito de trabalhar e de se apresentar em eventos com outros empresários.
Valorize suas redes sociais
Você é um líder jovem, então sua empresa deve ter seu espírito de juventude também ao se apresentar nas redes sociais. Pesquise seu público, contrate empresas especializadas em branding, promova ações criativas… Use seu perfil jovem para dar uma identidade ao negócio, mas cuidado, é fundamental realizar um trabalho de qualidade e que inspire seguidores e clientes nas redes sociais. É possível ser descontraído, jovem e ao mesmo tempo profissional.
Marque presença na vida real
Assim como nas redes sociais, na vida real é essencial que o jovem tenha uma postura de liderança para que seja levado a sério. Vale a pena dedicar tempo e dinheiro para encontrar um estilo de se vestir condizente à sua posição no mercado, treinar seu discurso em público para se comunicar com convicção e clareza, participar de encontros empresariais e criar um networking positivo… São várias as maneiras para investir na sua marca pessoal que irá passar confiança e credibilidade, mesmo com a pouca idade.