O famoso networking, ou rede de contatos, é algo que um empresário bem sucedido merece dar atenção. Para se tornar uma fera no assunto, Jonathan Long, fundador e CEO da Market Domination Media, dá algumas dicas.
Defina objetivos.
Para conseguir ampliar as ligações profissionais é importante identificar seus objetivos antes mesmo de chegar ao evento. Mentalmente faça perguntas como: “Quais participantes desejo alcançar?”, “Que tipo de atenção desejo ter?”.
Tenha cartões sempre à mão.
Deixe a postos cartões de visita e troque contato sempre em eventos. Lembre-se de que algumas de suas conexões mais valiosas podem nascer num bar de hotel.
Não é hora de fazer vendas!
Evite o discurso de vendas e as divagações pelas quais o seu produto ou serviço é o melhor. Em vez disso, peça a todos com quem conversar se há alguma coisa que você pode fazer para ajudar o seu negócio. Esta abordagem altruísta vai deixar uma impressão que garante que eles vão atender à sua chamada de telefone ou e-mail após a conferência.
Mantenha contato.
Não se esqueça de iniciar um diálogo dentro de 72 horas do evento. Isso ajuda a garantir que o seu encontro permanece fresco na mente do seu novo contato.
Selecione bem as pessoas.
Não adianta recolher 50 cartões de visita de pessoas que você provavelmente não falará novamente. Invista em estabelecer poucas conexões significativas. Após um evento, tire um tempo para se envolver em conversas com o objetivo de causar uma boa impressão.
Chame a atenção das pessoas na hora certa.
Outro ponto importante no networking é ser visto e ouvido. Não adianta fazer uma pergunta insignificante numa conferência. Procure prestar atenção e anotar pontos-chave da discussão. Somente depois disso lance uma questão. Assim, as pessoas depois vão se aproximar de você.
Livre-se da timidez.
Caso você seja tímido, ficar ao lado de alguém mais extrovertido pode ser válido para expandir os contatos. Deixe-o abrir todas as conversas e, em seguida, apresente-se para fazer essa nova conexão.