Desenvolvido por consultores empresariais norte-americanos, o conceito de Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management, em inglês) se refere a uma estratégia de administração desenvolvida para criar e garantir a qualidade em todos os processos organizacionais, inclusive nos fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
A Gestão da Qualidade Total é aplicada a todas as áreas e níveis da empresa – todos tem a responsabilidade do alcance de padrões de qualidade –, mas deve começar do topo, com comprometimento total da alta administração. Além disso, a estratégia está baseada no empoderamento das pessoas, o que proporciona aos funcionários a autoridade para tomar decisões e resolver questões sem ter que consultarem seus gerentes a todo o momento, agilizando os processos e otimizando o tempo.
O sistema integra, assim, o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade entre os diversos setores da empresa, com o objetivo de criar serviços e produtos melhores e economicamente viáveis. Além de estabelecer uma relação mais estreita em todos os níveis hierárquicos.
A estratégia conta com alguns princípios básicos, já seguidos por grandes empresas brasileiras e multinacionais. São eles: satisfação dos clientes; produção de bens ou serviços que respondam às necessidades dos clientes; Identificação do problema mais crítico e solução do mesmo com prioridade, de modo que ele não se repita; decisões devem estar baseadas em fatos, entre outros.
A estratégia tem sido cada vez mais utilizada por organizações de pequeno, médio e grande porte, já que essa busca pela qualidade e pela geração de valor se tornou uma importante garantia de que a empresa preza pelos seus produtos e serviços em todas as esferas.
Além disso, essa preocupação com a qualidade coloca a empresa em vantagem competitiva no mercado. Isso porque um produto com qualidade é aquele que atende às necessidades do cliente sempre perfeitamente e de forma segura, confiável e acessível.