Palavras similares, a diferença entre custo, preço e valor é desconhecida por muitas pessoas. No entanto, para se ter um planejamento financeiro inteligente e não cair em armadilhas é preciso saber o conceito e o significado de cada uma dessas palavras.
O primeiro nada mais é que o preço gasto em um determinado bem, produto ou serviço que adquirimos. Em outras palavras: o quanto você gasta para entregar ou usar o serviço.
No comércio, por exemplo, os custos são os valores gastos na aquisição das mercadorias. Nas indústrias e no agronegócio, referem-se aos valores gastos na produção, compreendendo matérias-primas, insumos, mão-de-obra direta interna e/ou externa, etc. Já nos serviços, refere-se aos gastos relativos aos materiais, peças e hora-técnica da mão-de-obra.
O preço, por sua vez, se refere, obviamente ao quanto é cobrado por determinado serviço ou produto. Neste contexto, alguns especialistas defendem que o “preço é o que se paga e o valor é o que se leva”. É importante salientar que o preço não é composto apenas pelo dinheiro investido, mas também pelo custo de produção. Por exemplo, se gastamos muito tempo para obter alguma coisa, temos um custo mais alto para obtê-la.
O último é, talvez, o mais complicado. Isso porque, valor é intangível e não é só um, mas sim uma percepção, que pode variar dependendo do ponto de vista. O valor que você acha que tem, o valor que o seu cliente vê em você ou no seu produto – é o que vai definir até onde ele está disposto a escolhê-lo –, e o valor que o mercado vê em você ou no seu produto.
Para exemplificar, imagine um caso onde você tem dois produtos vendidos pelo mesmo preço. Eles, no entanto, apresentam valores completamente diferentes na percepção de quem vai comprá-los, em função das expectativas.
Em um primeiro momento, a definição desses termos parece um pouco cansativa e muito fácil. No entanto, entender a diferença entre eles é parte fundamental para o sucesso dos negócios e organização financeira, pessoal e profissional. A parte mais difícil talvez esteja em precificar o real valor das coisas.
Para enxergar melhor, coloque em uma esfera menor: imagine que você está planejando uma viagem. Isso tem o seu preço e o seu custo, o gasto que você vai ter para conquistar isso. O valor disso é a sua felicidade e a satisfação pessoal que você vai ter ao desfrutar dessa viagem.