Geralmente, ao escolher uma profissão, as pessoas visam o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho a longo prazo. Com um mercado que varia de acordo com as condições externas, nem sempre é possível prever quais serão as carreiras promissoras nos próximos anos. No entanto, com base em uma análise mais criteriosa do cenário atual, é possível determinar as que têm mais chances de se manter em destaque no futuro.
No Brasil, por exemplo, que atualmente possui um mercado de trabalho aquecido e, em sentido oposto, previsão de crescimento econômico modesta para os próximos anos, carreiras que visam a eficiência da produção ou focam na indústria de tecnologia se destacam. Confira a lista com as melhores profissões no mercado brasileiro:
Engenheiro Civil. Passados os eventos mais esperados de 2014, a Copa do Mundo de Futebol e as eleições estaduais e federais, o setor de construção civil deve seguir aquecido. Dessa forma, haverá a necessidade de profissionais qualificados para atuar no mercado – dentre os quais figuram os graduados em Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.
Engenheiro naval. Com os leilões dos campos do pré-sal, toda a cadeia produtiva de petróleo deve se movimentar. Para acompanhar a demanda, a área de construção de embarcações de apoio para a indústria offshore também deve crescer. Neste contexto, ainda, outra profissão de destaque é a de Gerente de operações de logística para a indústria offshore.
Engenheiro especializado em óleo e gás. O setor de petróleo e gás deve liderar os investimentos na indústria até 2017. Como existem poucos profissionais especializados no mercado, a opção pode ser uma boa ideia para quem está em dúvida do que escolher.
Geólogos. Especialista em pesquisa e avaliação do solo em locais de escavação, perfuração e áreas de construção, o profissional está em falta no Brasil e as demandas estão aumentando nas empresas.
Gestor de projetos. Em um momento de mercado global aquecido e agendas cada vez mais turbulentas, ter um profissional com capacidade de organização de projetos é de suma importância para as empresas, a fim de garantir sucesso e qualidade ao processo.