Sempre ao entrar em uma nova empresa, o funcionário deve ter o conhecimento de noções iniciais de segurança e higiene do trabalho para garantir um ambiente mais organizado e tranquilo, a fim de desempenhar suas atividades com todas as condições possíveis, inclusive, reduzindo o risco de acidentes e desconforto com um local de trabalho sujo, desorganizado e sem as condições mínimas de higiene. Confira no post de hoje algumas dicas para manter o ambiente seguro e limpo.
Higiene no trabalho
Entende-se por higiene no local de trabalho uma série de medidas que têm como objetivo zelar pela integridade física de homens e mulheres no ambiente profissional. A higiene no trabalho é fundamental para evitar riscos à saúde dos funcionários e deve ser praticada preventivamente. Para tal, alguns procedimentos devem ser analisados e aprimorados, se for o caso, para garantir um ambiente mais confortável e seguro aos funcionários. Confira:
- Verificar a ventilação e a temperatura do ambiente para evitar que doenças contagiosas se espalhem com mais facilidade no local de trabalho;
- Promover um ambiente mais agradável para toda a equipe, promovendo atividades recreativas em conjunto, que aliviem a tensão do dia a dia;
- Exercícios: como a higiene no trabalho visa a saúde do funcionário, oferecer atividades com exercícios físicos é uma boa sugestão para empresas dos mais variados segmentos de atuação;
- A higiene no trabalho também deve ser prioridade em banheiros, refeitórios, salas de reunião e em qualquer outro ambiente que reúna um grande número de pessoas. É fundamental contar com profissionais ou empresas terceirizadas que realizem a limpeza de todos estes ambientes com grande frequência;
- Instrução à equipe: para garantir um ambiente de trabalho mais higiênico, a empresa também pode realizar programas de conscientização junto aos funcionários, alertando sobre a importância do descarte correto do lixo, da limpeza de banheiros, refeitório e do posto de trabalho.
Segurança no trabalho
Fundamental em qualquer tipo de ambiente profissional, a segurança no trabalho compreende uma série de medidas administrativas, médicas, educacionais e técnicas para garantir um ambiente seguro e tranquilo ao funcionário. Em atividades onde o risco de acidentes é maior, como em construções civis, é exigido que homens e mulheres façam uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar contaminação, perfurações e maiores problemas.
Também é preciso que todo funcionário que irá desempenhar um trabalho de risco, como em equipamentos de grande porte, passe por treinamentos específicos e conte sempre com os EPIs em perfeito estado de conservação.
Higiene e segurança no trabalho, qual a relação?
Para o funcionário, ter um ambiente mais higiênico e seguro é essencial para o bom desempenho de suas atividades e também da própria motivação de chegar à empresa um dia após o outro. É preciso que a empresa ofereça condições adequadas de trabalho, evitando, assim, a queda na produtividade em razão de descontentamentos e, principalmente, evitando o risco de acidentes, proliferação de doenças, etc.