As empresas estão sempre de olho nas novidades que surgem no mercado, principalmente sobre qual será o próximo lançamento da concorrência, por isso muitas tentam blindar as informações sobre os próximos projetos. Para preservar esses dados as companhias optam por realizar o Non Disclosure Agreement (NDA), conhecido também como “Pacto de Confidencialidade”.
O Non Disclosure Agreement nada mais é que um contrato que exige sigilo sobre informações que não devem ser divulgadas. O documento é elaborado por um advogado e pode ser aplicado em qualquer departamento da empresa. Esse tipo de acordo pode ser realizado entre sócios ou entre chefes e empregados, de forma que eles se comprometam a não revelar segredos comerciais ou industriais da empresa contratante para terceiros.
Os contratos de sigilo profissional especificam o que é o sigilo e a importância dele, por quanto tempo deve-se manter segredo, quais as exceções e o que acontece caso o acordo seja violado. Em algumas empresas o contrato pode estipular que a própria existência do NDA não seja divulgada.
Os acordos de confidencialidade podem proteger qualquer tipo de informação, desde as mais simples, como contratos com empregados domésticos, até acordos comerciais, como fusões e projetos em desenvolvimento.