Manter pequenos negócios é um desafio diário, o orçamento é limitado e com isto as possibilidades de expansão da marca também. Renegado a um espaço secundário, o marketing é justamente a ferramenta necessária para a consolidação da empresa, focando na divulgação dos produtos e na definição do público alvo.
O que muitos não sabem é que o marketing, não é necessariamente um departamento altamente dispendioso, existem várias ações de baixo custo com bom retorno de negócio. Ele, inclusive, pode se tornar uma bela alternativa para anúncios publicitários, nos quais boas quantias de dinheiro são investidas com pouco retorno. O Mundo Carreira preparou algumas dicas em estratégias de marketing para pequenas empresas com um baixo custo operacional, confira:
Pontos fortes: Muitos empresários podem não se dar conta, mas as suas empresas já tem um bom diferencial a ser explorado. A única coisa que precisam fazer é ressaltar isto na comunicação com o cliente. Talvez sua empresa seja representante de uma marca prestigiada no mercado ou suas condições de pagamento são melhores, explore isto.
Redes sociais: O Brasil tem uma média de 59 milhões de usuários de internet, por que não explorar isto? Hoje em dia, empresas que não marcam presença nas redes sociais estão perdendo um belo nicho de mercado. Clientes gostam de discutir suas preferências na rede, exaltar as vantagens e as desvantagens de cada produto, cabe ao empresário se aproveitar da situação. Registrando seu negócio nas redes sociais, um belo canal de contato aberto, será mais fácil identificar o que está fazendo sucesso e no que sua marca precisa melhorar.
Bom atendimento: A primeira impressão é a que fica, e o personagem que vai dar o rosto a sua empresa é o vendedor. Produtos de qualidade são importantes, mas atendimento especializado, bem feito e simpático é o que realmente fideliza os clientes. As pessoas gostam de criar vínculos, uma boa recepção pode criar a sensação de bem estar, fazendo com que as pessoas voltem mais vezes.
Marca forte: Tenha uma posição clara no mercado, crie uma boa identidade visual padronizada, invista em cartões de visita e folhetos que enfatizem a sua marca. Clientes, funcionários e colaboradores devem saber exatamente qual o tipo de empresa é a sua, pois estes são seus maiores divulgadores.
Plano de marketing: Analise os fatores internos e externos que possam impactar o desempenho da sua empresa. Procure entender como o cliente se comporta ao comprar algo, o que ele espera, quais as suas expectativas e decepções. Tudo isso ajuda a posicionar a empresa, traçar as estratégias e metas de marketing de acordo com um cronograma bem detalhado para todas as ações.