A administração financeira é a ciência responsável por cuidar dos recursos financeiros de uma empresa, podendo ser aplicada também no Mercado Financeiro na relação de pessoas físicas com o mercado. No caso dos empreendimentos, esta modalidade de administração é a responsável direta pela gestão da captação, utilização, investimento e rendimento dos recursos financeiros.
Para conseguir ter sucesso neste ciclo de atividades, o administrador financeiro precisará dispor de métodos e técnicas quantitativas bem objetivas. Ao mesmo tempo, terá que desenvolver uma visão ampla de toda a atividade desenvolvida pela empresa e também da relação desta com públicos externos, como clientes e fornecedores.
As responsabilidades deste profissional não param por aí: também estará a cargo dele encontrar equações que garantam os melhores ganhos sem que sejam comprometidos pagamentos a colaboradores e fornecedores. Isso tudo, é claro, com investimentos ocorrendo de maneira correta para que os produtos e serviços mantenham a sua qualidade com o custo de produção mais adequado. E, como é objetivo de toda empresa, de olho nas possibilidades de crescimento.
Com isso tudo fica fácil perceber que a administração financeira é mais complexa do que o preenchimento de planilhas de receita e despesas. Ela também tem caráter estratégico e está diretamente ligada a todas as outras decisões a serem tomadas dentro do empreendimento.
Uma gestão de recursos feita por um profissional especializado permite ainda que sejam observadas com maior clareza tanto ameaças internas e externas quanto boas oportunidades de investimento e ampliação.
Temas delicados como taxas de juros, carga tributária, volume de crédito de longo prazo, variações inflacionárias e intervenções estatais na economia alterando as regras de mercado exigem capacidade analítica e crítica especializada. Mais um trabalho feito sob medida para os administradores financeiros.