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Pós-venda como estratégia de marketing para fidelização de clientes

Um bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Além de ajudar a construir uma imagem positiva no mercado, o marketing de relacionamento é determinante para a conquista e fidelização dos consumidores.

Para muitos, essa relação costuma se encerrar no momento em que o cliente adquire o produto, deixando de lado uma das mais importantes e eficientes estratégias de fidelização: o pós-venda.

O relacionamento entre empresa e cliente deve ser trabalhado do momento da compra à entrega e utilização da mercadoria. Essa preocupação com o atendimento e assistência pós-venda demonstra a responsabilidade da empresa pelo produto vendido e seu comprometimento com a qualidade dos serviços prestados, transmitindo ao cliente confiança e credibilidade.

Assegurar a satisfação do cliente em todo o processo de compra é imprescindível para a continuidade das negociações. O pós-venda dá ao consumidor confiança para realizar novas compras e recomendar os produtos e serviços, garantindo retornos positivos para o faturamento e imagem da empresa.

Além disso, investir na conquista de novos clientes custa quatro ou oito vezes mais do que manter os existentes. Isso porque, clientes fiéis tendem a consumir muito mais, uma vez que já conhecem e aprovam os serviços e a política da empresa. Portanto, outra vantagem das estratégias de fidelização – que têm o pós-venda como principal ferramenta – é o aumento das vendas e redução das despesas.

Mas como colocar em prática essa estratégia de fidelização? Confira abaixo alguns procedimentos para buscar a satisfação dos consumidores.

Como realizar o pós-venda

Entre os principais serviços de pós-venda estão o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), garantia e assistência técnica, atualização contínua das informações e preferências dos clientes e o reconhecimento da confiança depositada.

Manter à disposição do cliente um atendimento ágil e eficiente é extremamente importante em qualquer empresa. No pós-venda, o SAC deve ser utilizado de maneira pró-ativa, com o objetivo de verificar a satisfação do cliente com os serviços prestados e produtos adquiridos.

Consumidor

Foto: smartis

Outro ponto fundamental no relacionamento pós-venda é a prestação de assistência no caso de problemas, dúvidas ou dificuldades com o produto. Nestas situações, independente das políticas internas referentes a trocas e garantia, a empresa deve se mostrar disposta e empenhada na busca de soluções.

A terceira dica para fidelizar clientes é mostrar o seu interesse e reconhecimento pela confiança depositada. Mantenha o contato com os consumidores. Aproxime-se deles, envie informações por e-mail sobre novidades, cartões de agradecimento ou felicitação na data de aniversário. Mostre que ele é importante para sua empresa e, por isso, poderá sempre contar com a qualidade, eficiência e credibilidade de seus serviços.

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