O conceito de cultura organizacional surgiu na segunda metade do século XX e representa um conjunto de valores e crenças compartilhado por todos os colaboradores da empresa, em que a companhia usa como base para alcançar seus objetivos.
A importância de entender a cultura organizacional da empresa está ligada ao fato de facilitar o entendimento de como ela funciona e também ajudá-lo a antever comportamentos. Dessa forma, quanto mais o funcionário compreende e absorve a cultura organizacional da empresa, melhor é a sua adaptação e seus resultados no ambiente de trabalho.
Algumas características combinadas norteiam para identificar qual é a essência da cultura organizacional da empresa, tais como o quanto a opinião dos colaboradores é levada em conta, se a empresa foca mais em resultados do que em processos e a intensidade em que a empresa estimula a inovação no ambiente corporativo.
Tipos de cultura organizacional
Diversos estudiosos já escreveram sobre a cultura organizacional e seus tipos. Aqui abordaremos os tipos apresentados por Charles Handy, escritor, filósofo e especialista em comportamento organizacional. O autor destaca cinco tipos de cultura organizacional. São eles:
1. Cultura do Poder
Esse tipo de cultura organizacional acontece quando as relações dentro das empresas são baseadas pelo poder. Isso favorece a competição extrema e pode resultar em brigas internas.
2. Cultura de Funções
Apoiada em regulamentos, a Cultura de Funções é comum em órgãos públicos. Costuma ser inflexível e ter alto gasto de tempo na execução das tarefas.
3. Cultura de Tarefas
Acompanhar o ritmo, conseguir improvisar e se defender são características básicas para que profissional se adapte à essa cultura. Além disso, os aspectos sócio-emocionais e as regras são deixados de lado.
4. Cultura de Pessoas
O foco é totalmente voltado para as pessoas. Dessa forma, a empresa dá atenção aos talentos e valoriza as ideias. Geralmente, esse tipo de cultura organizacional é encontrada em empresas jovens.
5. Cultura da Inovação
Na cultura de inovação, cada negócio possui uma finalidade bem definida e os recursos para executá-los são distribuídos conforme as prioridades. Provavelmente a empresa está em evolução e a cultura organizacional pode sofrer ajustes ao passar do tempo até chegar a um modelo definitivo.