Controlar o consumo de matérias-primas, o que é produzido e como é descartado, é uma tendência dentro das empresas no século XXI. Assim como o papel social de uma organização junto à comunidade no tangente ao desenvolvimento sustentável e equilibrado, também é uma área que cresce ano após ano no Brasil e no mundo. Mas, afinal, como ocorre a responsabilidade social e ambiental nas empresas?
Basicamente, é preciso que a empresa estabeleça metodologias de trabalho que favoreçam um cenário mais sustentável, ou seja, uma situação onde haja o desenvolvimento da instituição, produção e venda de produtos em equilíbrio com aquilo que a natureza proporciona e também a maneira como tudo é retornado através dos mais variados resíduos. É fundamental que exista um planejamento adequado e políticas ambientais efetivas e que realmente apliquem uma responsabilidade social e ambiental nas empresas.
Uma das alternativas mais aplicadas atualmente é a conscientização de todas as esferas da empresa, ou seja, funcionários, corpo diretivo e até mesmo dos sócios. Todas as partes devem trabalhar em torno de um ideal ecologicamente correto para impulsionar o crescimento da empresa sem prejudicar o meio ambiente. Mas é possível? Se as medidas necessárias forem aplicadas desde o início, durante todo o trabalho e também na finalização de um produto e no descarte dos resíduos, é possível alcançar um coeficiente sustentável para a empresa.
Podemos perceber maior responsabilidade social e ambiental nas empresas quando há o reaproveitamento da água da chuva para limpeza de pátios e equipamentos ou quando o consumo de papel para impressão ou embalagem é reduzido e substituído por soluções reaproveitáveis. Além disso, o descarte adequado do lixo produzido pelos funcionários, sobras de materiais e demais resíduos gerados na produção, também faz a diferença no campo social e na imagem que a empresa passa para seus consumidores e mercado em geral.
Quais os benefícios da responsabilidade social e ambiental nas empresas?
O primeiro e mais claro benefício da responsabilidade social e ambiental nas empresas é o impacto positivo no meio ambiente. Quanto menos matérias-primas são extraídas, e quanto mais destes recursos naturais são reaproveitados dentro do mesmo processo produtivo, menor é o impacto da empresa na natureza.
Outro aspecto, desta vez intangível, é a valorização da marca junto aos consumidores. Isso ocorre justamente em uma época onde a consciência ambiental das pessoas é transmitida diretamente para as marcas que consomem diariamente, ou seja, a população está mudando seus hábitos e passando a comprar roupas, celulares e até carros de empresas que tenham uma responsabilidade social e ambiental durante a produção dos bens de consumo.