Um emprego estável e com um bom salário, eis o sonho de muitos brasileiros. Levando em conta que mesmo com os baixos índices de desemprego do país sempre existem incertezas na economia e nos mercados em geral, um emprego público é uma opção extremamente valorizada. Não por acaso, milhares são os que, anualmente, estudam e prestam concursos públicos no país.
A primeira dica para quem já está neste desafio ou pretende começar a prestar concursos públicos é o planejamento. E esta é uma ação que deve começar antes até dos estudos. Leia com atenção o edital do concurso que decidiu prestar, faça anotações, destaque as partes mais importantes. Desta forma, além de conhecer de fato todas as condições do concurso, você poderá elaborar um plano de estudos mais claro e que atenda de forma mais precisa às matérias pedidas para a prova.
Continuando com o planejamento, é fundamental fazer uma agenda, separando horas diárias para dedicar-se aos estudos. Ainda que opte por fazer um curso preparatório, estudar em casa é fundamental para que toda a matéria seja corretamente memorizada. Siga esta agenda e não desista mesmo que a preguiça ou o desinteresse resolvam aparecer. Não há problemas em fazer pequenas pausas, parando até 15 minutos para tomar um café, por exemplo. Mas cumprir as horas de estudo previamente determinadas irá construir um hábito, uma disciplina.
Não adianta, porém, criar um plano de estudos irreal, com uma quantidade imensa de horas ininterruptas de leitura e que ignore as suas necessidades de lazer e descanso. Pior ainda se tirar horas preciosas de sono. A manutenção de seu equilíbrio físico e mental precisa fazer parte de qualquer projeto que tenha como objetivo deixar a sua vida melhor. E, no final das contas, é para isso que servirá, no futuro, tanta dedicação, não é?
Lembrar-se de tudo o que o emprego pelo qual você está batalhando poderá oferecer é uma forma de manter-se motivado para continuar. Tendo uma atitude positiva em relação ao futuro, todo o esforço feito no período de estudos ficará mais leve. O bom humor também ajuda a superar as frustrações do caminho – e é por isso, mais uma vez, que os equilíbrios físico e emocional têm tanto destaque.
Se, mesmo com todo o planejamento, organização e empenho você não conseguir ter um bom resultado em um concurso prestado, o caminho é buscar uma nova vaga, continuar estudando e prestar novamente! A grande maioria dos “concurseiros” que conseguem as vagas com melhores salários passaram por várias reprovações antes de comemorarem a vitória. A persistência também, quando se fala de concursos públicos, é uma grande virtude.