Home > Sem categoria > Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego por telefone

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego por telefone

Em uma entrevista por telefone, a voz e o conteúdo verbal são o centro da atenção, por isso o candidato precisa estar atento à voz e ao uso correto da língua portuguesa

Fonte: Depositphotos

Existem situações em que uma empresa e o candidato a uma vaga em aberto encontram dificuldades para a realização de uma entrevista presencial – como a distância, problemas com um local adequado para a entrevista ou empresas que ainda estão se estabelecendo e não contam com um espaço físico. Para esses casos, a solução normalmente é a entrevista por telefone.

Para os candidatos, surge a questão: como causar uma impressão positiva em uma situação em que a vestimenta, os gestos e outros detalhes comportamentais não poderão ser avaliados? Embora seja óbvia, a primeira dica diz respeito à voz. O entrevistador com certeza estará extremamente atento à forma como o tom e o volume da voz estarão expressando sentimentos como segurança, fragilidade, insegurança, medo, arrogância, desdém, etc. O melhor é buscar falar com o máximo de naturalidade, em um tom suave, mas firme, sem gritos, gargalhadas e expressões exageradas deste tipo.

Outro ponto de grande importância é o correto uso da língua portuguesa. Se em situações nas quais outros elementos estão presentes para a avaliação uma ou outra expressão mais informal pode até passar em branco, no caso de uma entrevista por telefone qualquer erro ganha considerável evidência, fazendo com que o entrevistador fique com uma impressão negativa no que se refere ao nível educacional e cultural do candidato.

Para auxiliar na concentração para o momento da conversa, é importante que o entrevistado busque organizar o local onde receberá a ligação, além de informar parentes e outros que possam compartilhar de seu espaço sobre a necessidade de silêncio e tranquilidade no período de realização da entrevista. Esta preparação tem por objetivo, além das questões práticas de viabilização da conversa, gerar um sentimento de comprometimento e seriedade para o momento da entrevista.

No decorrer da conversa, o candidato deve atentar para a escuta, preocupando-se em sempre permitir ao recrutador fazer seus questionamentos, tomando o cuidado de não interrompê-lo. Falar sem parar, dificultando um fluxo mais natural de conversação atrapalha o processo da avaliação e, ainda, passa a sensação de ansiedade e insegurança. Com tranquilidade, preparação, escuta e uso correto da língua a entrevista por telefone tem tudo para transcorrer de forma adequada, favorecendo o candidato.

Matérias Relacionadas