Explorar sua maior vantagem competitiva para traçar estratégias, expandir e manter seu negócio, esse é o principal objetivo do Core Business ou Núcleo do Negócio. O termo designa a ideia básica da empresa definida a partir da sua estratégia para o mercado e leva em consideração fatores importantes como clientes, produtos, tecnologia e mercado.
A empresa define um Core Business porque não é possível ter excelência em tudo, então ela precisa saber onde se focar. A organização, então, reconhece onde está sua atividade principal e onde se destaca no mercado e prioriza a atuação nessa atividade, por exemplo, na criação do seu produto, terceirizando outras atividades. Ramos da indústria como a automobilística, têxtil, alimentos e de confecções fazem esse tipo de operação, focam em projetos e na comercialização de produtos e serviços e terceirizam parte da produção.
A Nike é um exemplo. Ela prioriza a criação de novos modelos de tênis, revolucionando o mercado com designs e tecnologia e investindo no capital intelectual, mas até o produto final chegar na loja, várias empresas são envolvidas. Assim, ela focou onde é mais forte e pode crescer, que é a criação, usando seu conhecimento para se desenvolver e obter ganhos, e terceiriza a execução do produto, geralmente em países em que a mão de obra é barata e onde recebe vantagens tributárias, conseguindo obter grande produção, custos baixos e muito lucro.
O Core Business de uma empresa não pode ser um serviço terceirizado, o processo tem que ser todo controlado ela organização. Por exemplo, ela pode até terceirizar a fabricação, mas não a criação do produto.
As principais dificuldades da definição do Núcleo do Negócio é alcançar o equilíbrio entre a amplitude e o foco que a organização deseja, conseguir expandir a empresa sem perder a estratégia e analisar até que ponto a estratégia pode e deve ser lançada.
Para definir o Core Business de uma companhia, deve-se fazer algumas questões. Primeiro, levantar qual é a atividade principal do negócio e com o que a organização trabalha. A partir das respostas, analisar se isso a diferencia dos concorrentes. Definir se o objetivo da empresa é escolher um núcleo de negócio diferente das concorrentes e se ele é relevante para a diferenciação do mercado e dos clientes. E por fim, se o Core Business eleito abre possibilidades para outros produtos ou negócios por afinidade.