O diplomata é o profissional responsável por representar o Brasil diante de outras nações e entidades internacionais. O ingresso na carreira diplomática se dá através de concurso público, que ocorre no Brasil todos os anos. Os requisitos para prestar o concurso de diplomata são: ser brasileiro, ter pelo menos 18 anos, estar no gozo dos direitos políticos, estar em dia com as obrigações eleitorais, estar em dia com o Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino), e possuir diploma de nível superior.
A profissão é regulamentada pelo Instituto Rio Branco (IRBr), responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas. Aprovado no concurso, o aluno ingressa no Curso de Formação do IRBr, que segue a metodologia de um mestrado, com duração de dois anos. No primeiro semestre, o aluno se dedica exclusivamente ao curso. A partir do segundo semestre, além dos estudos, recebe as funções no Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores, onde realiza o estágio. Depois do período de formação, o aluno é nomeado Terceiro Secretário e entra oficialmente na carreira diplomática.
A carreira do diplomata apresenta os cargos de promoção de Segundo e Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e, finalmente, Ministro de Primeira Classe, ou Embaixador, que representa o auge da carreira diplomática.
O Embaixador é enviado para morar em outros países para representar o Brasil e, inclusive, é autorizado a falar em nome do Brasil. Além disso, é responsável por juntar para o governo brasileiro informações do que acontece no mundo, negociar tratados militares e comerciais, conversar com chefes de estado e promover a cultura do Brasil no exterior.
O salário inicial de um diplomata é de cerca de R$ 13 mil. Valor que aumenta conforme as promoções na carreira e os adicionais por exercício de cargos de chefia. No exterior, o salário leva em conta o custo de vida no país e inclui auxílio moradia. O profissional ainda tem plano de saúde válido em qualquer parte do mundo para ele e dependentes.
O concurso para ingressar carreira diplomática é composto de quatro fases, que abrangem questões sobre Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. As três primeiras fases são de caráter classificatório e eliminatório, já a quarta e ultima fase é exclusivamente de caráter exclusivamente classificatório, e é composta de provas escritas de Espanhol e Francês.