O universo corporativo conta com uma linguagem própria. Utilizá-la adequadamente, além de demonstrar conhecimento, evita situações embaraçosas, constrangimentos e mal entendidos. E o que um profissional menos deseja é cometer algum tipo de erro ao citar os chefes mais importantes da companhia.
É exatamente dos altos executivos que se está falando nas denominações de cargo que iniciam com a letra “C” (CEO, CIO, CFO, COO, etc.). A linguagem dos negócios possui a língua inglesa como sua principal base. Por isso, quando uma sigla corporativa começa com a letra “C”, geralmente está designando a palavra “Chief” (chefe, em português).
Conheça abaixo o significado das principais denominações de cargos do chamado C-level (ou “nível C”, em português).
CEO (Chief Executive Officer)
Esta é uma das denominações mais conhecidas por já ter sido o cargo de figuras muito importantes do mundo dos negócios, como Steve Jobs. O CEO pode ser considerado o principal chefe da companhia. Ainda que tenha de responder ao quadro de diretores, o CEO tem um altíssimo nível de poder e autonomia. É responsável pelas principais decisões estratégicas e pelo andamento do negócio como um todo.
COO (Chief Operation Officer)
O COO tem como principal função cuidar das operações da empresa, verificando o alcance de metas, produtividade, qualidade, resultados financeiros, etc. Em grande parte dos casos, o COO é o braço direto do CEO. Ele cuida mais de perto do andamento das atividades, para que o CEO tenha mais tempo para as questões estratégicas da empresa.
CIO (Chief Information Officer)
É do CIO a responsabilidade de implantar e dirigir a manutenção dos sistemas de informação utilizados pela companhia. Faz escolhas estratégicas entre distintos tipos de tecnologia da informação e armazenamento de dados, buscando obter os melhores resultados.
CFO (Chief Financial Officer)
Esta sigla denomina a pessoa responsável pelas finanças da empresa. O CFO responde por todo o controle dos recursos financeiros da companhia, seus fluxos e resultados, além de dirigir os investimentos. É ele também quem se responsabiliza pelas informações financeiras fornecidas a todas as áreas da empresa e aos investidores.