Conhecer-se é um fator importante para o bom êxito das atividades profissionais. Reconhecer habilidades, limitações e atitudes são fundamentais para perceber o que lhe proporciona realização profissional e o que precisa melhorar para se chegar ao sucesso na carreira. Nesse sentido, fazer uma autoavaliação profissional é de grande utilidade. Conhecer preferências e capacidades traz a consciência de suas qualidades e defeitos. Assim, é possível trabalhá-los para saber como agir, potencializar o lado positivo, melhorar o negativo e não repetir erros.
Algumas dicas auxiliam na autoavaliação e ajudam a perceber se sua carreira está no caminho do sucesso. Primeiro de tudo, seja honesto consigo mesmo e faça uma lista enumerando pontos fracos e fortes, o que você tem facilidade de fazer e no que você tem dificuldade, tanto no ambiente profissional quanto pessoal. O primeiro passo para evoluir é identificar as competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas e focar na melhoria.
Depois de elencar aspectos positivos e negativos, comece avaliando as qualidades. Encontre formas de mantê-las e melhorá-las. Por exemplo, se você realiza bem determinada atividade, busque estratégias de exercê-la mais rápido ou uma forma de transformar o que você considera bom em excelente. No âmbito pessoal, isso também vale. Se você é, por exemplo, um bom conselheiro, busque usar isso a seu favor e trabalhe com base nisso, como um diferencial.
Depois de levantar os pontos positivos, é hora de avaliar os negativos. Veja os defeitos que entraram na sua lista, busque responder o por que deles e o que pode ser feito para superá-los. Se você apresenta dificuldade em realizar certa tarefa, procure formas alternativas de concretizar o que é preciso.
A partir das qualidades e defeitos que devem ser trabalhados, reflita no investimento que você faz em aprimoramento. Sem a disponibilidade para o aprendizado, corre-se o risco de ficar estagnado no trabalho. Por fim, lembre-se que a satisfação com o trabalho é fundamental. Reflita se o cargo em que você atua lhe traz motivação necessária para realizar suas tarefas com prazer, agilidade e eficiência. Caso a resposta seja negativa, avalie se você deseja realmente continuar no trabalho ou buscar novas oportunidades.