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Tudo sobre a profissão do designer de moda

A profissão de design de moda vai além de criar estampas e montar vitrines. O profissional tem uma gama de opções para trilhar a carreira em moda

Fonte: Depositphotos

Está indeciso sobre qual curso escolher? Então, antes de marcar o x na opção e partir para o vestibular, saiba tudo sobre o designer de moda. Esse profissional é responsável pela criação de peças de vestuário e acessórios. Assim, ele usa a criatividade para desenhar roupas e produtos, desenvolver o conceito gráfico para estampas de tecidos, além de promover a comercialização desses itens.

Caso o profissional queira seguir a carreira como gestor, dentre suas atribuições estão realizar pesquisas de mercado, conhecer e aplicar estratégias de marketing e zelar pela promoção de vendas dos produtos. O designer de moda também está apto para prestar assessoria para lojas, definindo as peças para compor a vitrine e se envolver na decisão de compra de coleções, ou trabalhar de maneira personalizada para pessoas físicas.

Para dominar a profissão, o designer de moda deve ter as seguintes características, que já podem fazer parte da vida dele ou também serem desenvolvidas:

  • Criatividade;
  • Habilidades de pesquisa;
  • Trabalhar em equipe;
  • Conhecimentos de anatomia;
  • Saber e compreender a história da arte;
  • Estar atento às mudanças comportamentais;
  • Liderança.

Durante a graduação, o profissional tem na grade curricular assuntos relacionados à comunicação, história da moda, cores, modelagem, confecção, fotografia, produção, dentre outras aulas que podem variar conforme cada universidade.

Design de moda e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os designers de moda está concorrido. Por conta disso, é importante que o profissional consiga inovar e seja empreendedor para se destacar frente aos demais. Além disso, a busca por outras áreas de especialização pode ser um diferencial na hora de concorrer a uma vaga.

Os campos de atuação da área de design de moda são:

  • Design/estilismo: foco em criação de joias, calçados, bolsas e estampas.
  • Consultoria: realizar trabalhos como personal stylist, em que o trabalho é individualizado.
  • Fotografia: produção de fotos de moda para revistas, catálogos, anúncios e exposições.
  • Coordenação: gerenciar a compra de coleções, coordenar equipes em indústrias, confecções e magazines.
  • Gerenciamento: responsável pela gestão de compra de coleções e materiais.
  • Produção: realizar desfiles, editoriais de moda em revistas e organizar campanhas publicitárias.
  • Modelagem: passar para os moldes os desenhos criados pelos estilistas.
  • Negócios e marketing: responsável pela divulgação, distribuição e comercialização dos materiais, além de dominar estratégias de negócios e marketing.

As melhores oportunidade de trabalho estão na área de criação (para os bacharéis), operacional e administrativa (para os tecnólogos). Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram o maior número de lojas e indústrias de moda. Já na região Sul o destaque fica para os fabricantes de materiais em couro e malharias. Os demais Estados também oferecem oportunidades de emprego.

Em relação ao salário, o valor inicial gira em torno de R$ 3.000,00, tendo como referência a cidade de São Paulo.

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