Bom senso é a palavra-chave na escolha do que vestir para uma entrevista de emprego. Analisar o perfil da empresa também é importante para que sua roupa não discorde do ambiente para o qual você está se apresentando. A ideia é pensar em uma roupa que você usaria naquele ambiente de trabalho e na vaga para a qual se candidatou. Independente disso, uma coisa é certa: roupa justa ou curta e decotada no caso das mulheres, não cai bem em nenhuma entrevista.
Outra dica é usar roupas em bom estado de conservação, sem furos ou bolinhas, limpas e bem passadas. Roupas apertadas ou muito largas também são desaconselháveis.
Uma peça indicada tanto para homens, como para mulheres em entrevistas de emprego é a camisa social. Para acompanhar, uma calça que acompanha o corpo, nem muito justa, nem muito larga.
As cores das roupas devem ser neutras. O uso de estampas coloridas pode desviar a atenção do entrevistador. O mesmo ocorre com decotes e o comprimento dos vestidos para as mulheres. Os decotes têm que ser discretos e o comprimento da saia não pode ser muito curto. A indicação é que o comprimento esteja dois dedos acima do joelho.
Os homens podem usar calça jeans combinada com peças mais sofisticadas como blazer e camisa social. Calças muito justas não são recomendadas, pois passam a impressão de desconforto. Os homens também podem combinar jeans com tênis em entrevistas para vagas em empresas com caráter informal.
Para empregos mais formais os terninhos femininos e os ternos masculinos são ideais, passam ideia de sofisticação e elegância. Para ambos os sexos, a cor preta sempre cai bem.