Você já deve ter ouvido alguém afirmar que tem know how em relação a determinado assunto ou área de trabalho, mas você sabe o que esta expressão em inglês significa? Embora a tradução literal seja “saber como”, é importante levar em conta que no universo profissional este termo tem um significado bastante específico.
Quando um profissional afirma ter know how em determinada área, ele está se baseando, principalmente, em sua experiência e conhecimento. O que ele está buscando informar é que já pôde transitar, ter acesso a pessoas e/ou informações que fazem dele uma espécie de especialista para tratar daquele assunto ou prestar serviços na área.
E aqui segue uma dica importante quanto ao uso da expressão know how: ela é sempre utilizada em referência a algo, seja uma área de atuação profissional, um tipo específico de serviço, um campo acadêmico ou do conhecimento, etc. É necessário especificar o assunto que está sendo tratado para que se possa utilizar o termo.
Dizer “sou uma pessoa de know how” pode até parecer um ato de elogio a si, no sentido de afirmar-se como uma pessoa de conhecimento. Porém, além de não ser elegante, proferir uma frase desse tipo não dá nenhuma informação valiosa ao interlocutor, já que fica impossível perceber em que assunto o emissor da sentença tem tanta habilidade. Uma atitude deste tipo no campo profissional pode, ainda, indicar imaturidade.