Quem procura mudar de emprego ou conseguir uma oportunidade na área de trabalho que estudou, enxerga no início do ano um mar de expectativas e possibilidades. Segundo dados da pesquisa realizada pela Page Group – multinacional do ramo de recrutamento e seleção – intitulada “Perspectivas Econômicas e Profissionais da América Latina para 2014”, cinco países da America Latina, sendo eles Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil, anunciaram a criação de vagas nas áreas de vendas, tecnologia, marketing, finanças e operações.
O estudo relatou que o ano de 2014 não é muito promissor, sobretudo em termos de oportunidades profissionais. Entretanto, mesmo com pouco investimento, algumas áreas de atuação desses países podem receber mais recursos para efetuar contratações. Entenda por que esses países vão investir nessas áreas de emprego.
Operações
De acordo com a pesquisa, 67% dos brasileiros, 58% dos colombianos, 71% dos argentinos, 65% dos chilenos e 58% dos mexicanos enxergaram no setor de operações um futuro promissor para o desenvolvimento da economia de seus respectivos países. Nesta área haverá contratação de engenheiros e profissionais de logística.
Tecnologia
“Proteção” e “integração de informações” são as palavras-chave para o desenvolvimento desse setor. Por isso, aproximadamente 17% dos colombianos e 22% dos mexicanos vão contratar especialistas em implementação de sistemas, analistas de negócios e profissionais de segurança para atuarem nesse mercado.
Marketing
Dos países latino americanos, 17% dos colombianos, 26% dos chilenos e 22% dos mexicanos irão contratar profissionais de marketing digital. Segundo João Nunes, diretor da Michael Page – órgão vinculado ao Page Group -, em entrevista à Exame, “o marketing digital vai continuar em crescimento, com criações de campanhas online e atenção às redes sociais”. Em destaque nesse mercado aparece o México, país que estava retraído, mas que no momento tem investidores que enxergam possibilidades de lucro neste setor.
Finanças
Argentina e Brasil são os países que vão contratar profissionais das áreas contábeis e fiscal para elaborar monitoramento de finanças em diversos setores da economia. Para Nunes “esses profissionais participam das etapas de elaboração do plano de negócios como planejamento, investimento, receita, controle de custos”.
Vendas
A área de vendas prevê alta de lucros independente do ciclo de demanda. “É uma área que sempre contrata. Quando o mercado vai bem o objetivo é ter bons vendedores e expandir as vendas. Quando o mercado vai mal, a solução é ter bons profissionais e conseguir alavancar resultados”, explica Nunes.
No Brasil a necessidade é vista nas empresas multinacionais recém chegadas ao país. Aproximadamente 42% dos brasileiros e 29% dos argentinos investem nesse recrutamento. Vendedores das áreas de tecnologia e bens de consumo são os mais procurados.