Home > Plano de Carreira > Saiba como usar a pontualidade no trabalho como ponto de desenvolvimento profissional

Saiba como usar a pontualidade no trabalho como ponto de desenvolvimento profissional

iStock / Getty Images Plus / MIND_AND_I Ser pontual demonstra profissionalismo e comprometimento com o trabalho, com os clientes e com a empresa.

A ocorrência de atrasos constantes pode ser muito prejudicial para uma empresa, afetando seu funcionamento e até mesmo a relação com os clientes. Nesse sentido, a pontualidade é essencial para evitar qualquer tipo de problema relacionado aos processos de trabalho, sendo também um sinal de responsabilidade por parte do colaborador e da empresa como um todo.

No caso do colaborador, ser pontual demonstra profissionalismo e comprometimento com seu trabalho, com os clientes e com a empresa que o contratou. Por isso, é fundamental saber como estar sempre com os horários e tarefas em dia, sabendo usar a pontualidade como ponto favorável ao desenvolvimento profissional.

Dicas para ser pontual no trabalho

Planeje suas ações

Planejar consiste em antecipar — seja mentalmente ou organizando em um papel — tudo o que deve ser feito em determinado período, que pode ser o dia seguinte, a semana ou até o mês. Para isso, liste suas tarefas, estipule o tempo que você demora para executar cada uma delas e identifique quais são mais importantes e não podem deixar de ser cumpridas.

Ao organizar todos esses detalhes, você será capaz de programar suas atividades de maneira que nenhuma seja esquecida ou acabe se atrasando. Lembre-se de sempre reservar um tempo a mais para lidar com imprevistos ou tarefas de última hora.

Mantenha a organização

Além de planejar, é preciso que você deixe suas tarefas sempre organizadas, de modo que a saber exatamente onde está cada arquivo, documento ou material que você precisa em suas atividades de trabalho. Elimine todas as informações que forem desnecessárias e que podem atrapalhar as demandas, deixando à mão apenas as coisas que são realmente necessárias.

Tenha concentração e foco

Ter foco consiste em priorizar aquilo que você está fazendo no momento, concentrando-se no seu trabalho de maneira plena e presente, sem se entregar a distrações como as redes sociais ou o celular. Confira algumas dicas de como desenvolver a concentração no trabalho.

Cuidado com pequenas autossabotagens

Elimine pensamentos e ações que parecem inofensivos, mas que contribuem significativamente para que seus compromissos atrasem. Isso significa, entre outras coisas, não abusar da função “soneca” do celular e combater a procrastinação.

Antecipe tarefas

Sempre que possível, antecipe tarefas em vez de deixa-las para a última hora. Isso evita que você esteja sempre correndo contra o tempo e garante que sobre tempo para lidar com imprevistos ou até mesmo para ter novas ideias que podem contribuir para o seu trabalho ou para o crescimento da empresa.

Matérias Relacionadas