Quando o trabalho passa a ser apenas uma obrigação e não há mais motivação, é hora de refletir. Mas como mudar de carreira? Começar do zero em uma nova área exige planejamento e muita dedicação. E como toda mudança, envolve medos e dúvidas.
Por isso, quando se pensa em mudar de carreira, é preciso, em primeiro lugar, descobrir o motivo do seu descontentamento. Isso porque, a infelicidade pode estar relacionada ao salário, à relação com o chefe e até aos valores da empresa em que trabalha. Depois, é preciso identificar os seus objetivos, os seus sonhos e quais são as suas principais habilidades. Responder a simples perguntas: “Quais são as coisas que você mais gosta de fazer? Qual é seu sonho? No que você se sai bem?”.
Em geral, alguns problemas podem ser resolvidos com uma transferência para outro setor, troca de chefia ou mudança de empresa. Porém, quando a atividade principal vira o motivo da infelicidade, talvez seja a hora de mudança de carreira. Mas de nada adianta abandonar o trabalho sem planejamento, é preciso estabelecer prazos para que a mudança aconteça. Levar em consideração, por exemplo, o tempo para a conclusão de uma pós-graduação ou um curso de especialização na nova área de trabalho.
É importante buscar o máximo de informações sobre a nova área que deseja ingressar. Além disso, calcular os gastos com cursos e treinamentos que deverá fazer e a possibilidade de ganhar menos durante os primeiros anos na carreira. Uma boa saída é conversar com amigos, procurar pessoas que estão na carreira para a qual pretende mudar e tirar todas as dúvidas. Perguntar quais são os pontos negativos do dia a dia da profissão e dê preferência aos conselhos de quem é realmente apaixonado pelo que faz. Por fim, não tenha medo de arriscar: se já sabe qual carreira quer seguir, saia da zona de conforto e corra atrás do seu objetivo. Sem esquecer, é claro, de que é necessário ter paixão pela carreira, porque assim como Donald Trump disse: “Você precisa amar o que faz ou nunca será bem sucedido, não importa o que fizer na vida”.