A cada ano cresce o número de inscritos em concursos públicos. Entre os fatores que mais despertam o desejo dos candidatos estão os altos salários, benefícios e estabilidade na carreira. Mas como se preparar para os concursos, uma vez que a disputa é acirrada? Confira algumas dicas.
Diferentemente do que ocorre na iniciativa privada, em um cargo público há mais garantia de não ser demitido, uma vez em que é favorecida a longevidade na carreira.
Há concursos públicos para diversas áreas como fiscal, bancária, jurídica, policial, saúde, educação, entre outras. Por isso, o primeiro passo é escolher um concurso em que a sua função de trabalho seja de seu interesse. Ler o edital é muito importante, assim como verificar as atribuições de cada cargo e o número de vagas oferecidas.
Depois de escolhido o concurso, é importante ficar atento ao prazo das inscrições, formulários, locais das provas, horário (se consta como o de Brasília ou se é necessário calculá-lo ao horário local), conteúdo programático e se há outras etapas da seleção, incluindo exames discursivos ou de redação. Alguns concursos possuem, ainda, provas orais e de título, onde o candidato deve apresentar seus certificados referentes à vida acadêmica como diploma de mestrado ou doutorado.
Estudar para as provas é outro fator determinante. Algumas disciplinas que aparecem bastante nas provas são Língua Portuguesa, Lógica, Matemática e Informática. Alguns concursos desenvolvem, ainda, questões de Língua Estrangeira. E é bom ficar de olho nas matérias que valem mais pontos na nota final.
Outro ponto importante é ter foco! Começar a estudar, mesmo antes mesmo da publicação do edital, pode ser o diferencial da sua classificação, pois além de passar na prova, é necessário alcançar a classificação dentro do número de vagas. Portanto, uma questão a mais que você acertar já o deixa centenas de números acima numa listagem classificatória.
É interessante também fazer provas de concursos já realizados para testar seus conhecimentos. Quem necessita de um conteúdo específico pode optar pelo acompanhamento de um curso preparatório.
Muitos candidatos prestam concurso para outra cidade ou estado, visando uma boa oportunidade e com menos concorrência. Porém, acima de tudo, é importante ponderar as expectativas, os desafios e o ambiente de trabalho, que muitas vezes pode trazer desmotivação, já que não é demandado grandes inovações.