Ao final de uma entrevista de trabalho é comum que surjam expectativas no candidato. Será que me expus da forma correta? Será que fui claro na explicação sobre minhas habilidades? Essas e outras questões pairam na mente de um interessado em uma determinada vaga.
Então, o que fazer neste tempo silencioso de espera pelo feedback (resposta) da empresa? Alguns especialistas em recrutamento e seleção apontam que ligar para a empresa ou consultoria é o último item da lista de afazeres. Além disso, a percepção de tempo entre o candidato e o recrutador é oposta. Uma semana é uma eternidade para quem espera pela vaga, mas para o empregador, é apenas sete dias.
Em resumo, não precisa se desesperar caso ainda não tenha sido convocado. Até mesmo porque sua atitude no tempo de espera vai determinar se o selecionador te promoverá ou não às próximas etapas. Veja as dicas de como usar seu tempo de espera para fazer uma análise da sua postura como candidato:
1- Use redes sociais para interagir com o mercado
Uma boa opção é usar seu tempo livre para moderar seus comentários nas redes sociais. Isso não significa que precisa deletar todos os posts, mas analise se precisa realmente deixar os comentários muito pessoais à mostra para todos. Oculte informações impessoais.
Caso já tenha feito isso, use este tempo para explorar o site da empresa e aprender mais sobre ela. Pesquisar sobre a instituição pode te ajudar nos próximos processos. Se já está no final do processo seletivo, aproveite para explorar outras vagas.
2- Contate a empresa do modo correto
Especialistas recomendam entrar em contato com o recrutador somente após o prazo que ele afirmou ter uma resposta. Se a data chegou e ele não entrou em contato, espere cerca de dois dias para enviar um e-mail ou fazer uma ligação.
3- Indique corretamente suas referências profissionais
Após a entrevista, alguns recrutadores entram em contato com colegas de trabalho indicados por você. E para não pegar nenhum deles de surpresa, ligue avisando que alguém pode contatá-los.
Adriana Prates da Dasein Executive Search, empresa especializada em recrutamento e seleção alerta que, diz que se a referência for manipulada, é possível perceber e isso pode desclassificar o candidato.
4- Combine momento e forma de entrar em contato com a empresa
Em uma entrevista, o candidato também pode questionar o recrutador sobre alguns detalhes como tempo de fechamento da vaga, prazo de feedback e etc. Dessa forma, a pessoa que concorre a vaga pode controlar seus níveis de ansiedade, pois saberá previamente como e quando pode entrar em contato para saber do cargo de interesse.
5- Repense sua postura como candidato
Este é o momento de refletir sobre suas atitudes na hora de concorrer a uma vaga. Comece a relembrar as perguntas feitas a você e como as respondeu: Você deixou de responder alguma questão importante? Respondeu as intervenções do modo adequado?
Caso seu balanço seja negativo, tenha em mente que o momento de reflexão serve para seu amadurecimento pessoal e aprimoramento profissional.