A qualidade do ensino nas universidades, centros universitários e faculdades no Brasil pode ser analisada no Índice Geral de Cursos (IGC), que considera tanto os cursos de graduação por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) como os de pós-graduação, em que se utiliza a nota Capes.
As melhores universidades do Brasil entram no grupo de excelência do ensino superior quando atingem as faixas 4 e 5 do IGC, e cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
Veja abaixo as notas das 10 instituições mais bem avaliadas no ranking das melhores universidades do Brasil, segundo o IGC:
O Brasil, atualmente, tem quatro universidades entre as cem melhores de países emergentes, o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), mas nenhuma delas está no topo da lista divulgada pelo grupo Times Higher Education (THE), responsável internacionalmente pelo ranking das melhores universidades.
As universidades brasileiras citadas são a USP, que aparece em 11º lugar na classificação – abaixo de instituições da China, África do Sul, Taiwan, Turquia e Rússia – a UNICAMP em 24º lugar, UFRJ em 60º lugar e a UNESP em 87º lugar. A China lidera a classificação e possui 23 instituições na lista, seguida por Taiwan com 21 instituições, Índia com 10 e Turquia com 7.
Segundo estudos realizados para a publicação do ranking melhores universidades, os países emergentes têm investido grande quantidade de recursos públicos em ensino superior, enquanto os países desenvolvidos têm reduzido o volume de recursos devido à crise econômica. No ano passado, a USP era a única instituição brasileira no ranking e ocupava o 158º lugar na classificação.